Portal Aprendiz, 15/09/2006

Só 23% dos alunos concluem ensino médio em idade certa

Karina Costa enviada especial a Campos do Jordão (SP)

 

 

Devido ao atraso escolar de grande parcela dos estudantes brasileiros, apenas 23% dos jovens do país concluem o ensino médio na idade adequada. Na região nordeste, somente 11,4% atingem esse nível de formação no tempo esperado. Na sudeste, são 34,1% de jovens, segundo dados do Índice DNA Brasil. A projeção feita pelos participantes do primeiro encontro do DNA Brasil, realizado em 2004, é que em 2029 este índice esteja em 84,6%.

 

"Problemas anteriores como formação atropelada no ensino fundamental, superlotação nas salas e menos de três horas de aula, o que prejudica o aprendizado e causa falta de estímulo, podem ser respostas para esse número baixo de formados em idade correta," aponta o doutor em filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fernando Almeida, em entrevista para o site Aprendiz. O fato de somente 23% dos alunos concluírem o ensino médio na idade adequada não deve ser atribuído unicamente à escola. "É preciso que as pessoas não sejam hipócritas ao ponto de achar que a escola pública é a culpada. Há outras questões de caráter social como o fato de muitos alunos terem de parar de estudar para trabalhar e gerar renda para a família", aponta.

 

Para ele, o país tem muito a comemorar em relação ao número de jovens incluídos no ensino médio. "Só no estado de São Paulo, são 93% dos jovens incluídos. Isso é uma conquista histórica", acredita. Porém, segundo dados do Índice DNA Brasil sobre a eficácia do sistema educacional, apenas 16,6% dos estudantes têm bom desempenho em quesitos básicos aprendidos na escola como leitura, matemática e ciências.

 

"O país teve um histórico de descuido com a educação e agora acordou para ela. Portanto, em relação à qualidade de ensino, conseguiremos resolver com o tempo e será num processo de crescimento qualitativo. Acredito que índices que cobrem e apontem essas questões, como está fazendo o Índice DNA Brasil, ajudam para que essa melhoria seja vista como prioridade," diz ele que participa do DNA Brasil 3, que está sendo realizado em Campos do Jordão (SP) no período de 14 a 16 de setembro.

 

O professor é otimista em relação ao investimento para melhoria da educação. "Em 2005, 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) era utilizado para o investimento em educação. Se, com o próximo governo, conseguirmos alcançar 5% de investimento, teremos uma grande melhoria na área." Para ele, é possível alcançar, em 2029, 84,6% dos jovens concluindo o ensino médio na idade adequada e com garantia de qualidade. E, o que ajuda a resolver esse problema, "é o investimento na qualificação dos professores, em laboratórios e equipamentos específicos para estudar as áreas do conhecimento nas escolas, além da inclusão e funcionamento de bibliotecas nessas instituições".