Simpósios discutem institutos federais

Segunda-feira, 09 de março de 2009 - 11:11

 

Criados há apenas dois meses, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia introduziram um novo modelo de educação profissional no país. As mudanças, entretanto, trouxeram dúvidas como, por exemplo, a nova missão das instituições e como funciona a interação dos institutos com o mercado nos estados. Essas e outras questões serão esclarecidas por especialistas a partir desta terça-feira, 10, quando começa uma série de simpósios sobre os institutos federais.

As palestras serão transmitidas, via internet, para todo o país pela TV MEC, do Ministério da Educação. Os interessados poderão assistir às apresentações dos palestrantes no Portal do MEC. Desenvolvimento local e territorialidade, ciência e tecnologia são alguns dos temas debatidos no evento. As palestras ocorrem até o dia 12 e, numa segunda fase, nos dias 17,18 e 19. Os convidados iniciam suas apresentações às 9h e vão até as 18h.

Os institutos federais transmitirão os encontros por telão em suas unidades. Atualmente, a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica conta com 215 escolas em funcionamento. Todas assistirão aos simpósios e poderão interagir com os palestrantes por meio do e-mail  simposioif@mec.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

            Institutos – Criados a partir da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica – formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades – os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 314. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil.

Os institutos terão forte inserção na área de pesquisa e extensão para estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estender os benefícios à comunidade. “Estamos oferecendo ao país um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, aproveitando o potencial da rede existente. Os institutos responderão de forma mais ágil e eficaz às demandas crescentes por formação de recursos humanos, difusão de conhecimentos científicos e suporte aos arranjos produtivos locais”, diz Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC.

 

Assessoria de Imprensa da Setec

 

Palavras-chave: federal, tecnológica, educação profissional, educação tecnológica

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12214:simposios-discutem-institutos-federais&catid=209