Seminário nacional de educação profissional a distância em Curitiba

31/05/2007 17:11

A educação profissional e tecnológica está em expansão. Uma importante estratégia do Ministério da Educação, além da construção de mais centros federais de educação tecnológica, é investir no fortalecimento da rede de escolas que oferecem a educação profissional a distância.

Com o objetivo de discutir as experiências da educação profissional a distância e construir estratégias para a utilização desta modalidade, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em conjunto com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), promove o Seminário Nacional de Educação Profissional a Distância. O encontro ocorre nos dias 4, 5 e 6 de junho, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

O Programa Nacional de Formação Técnica de Nível Médio (TecMed) será um dos pontos discutidos no evento. O TecMed tem por objetivo formar uma rede de educação profissional nas instituições públicas de ensino (federais, municipais e estaduais), por intermédio da modalidade educação a distância.

“Pretendemos estabelecer uma rede nacional de formação de professores, com equipes técnicas de orientação escolar voltada para a educação profissional de nível médio, utilizando recursos e metodologias da educação a distância”, ressalta o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.

Objetivo — O secretário afirma, ainda, que o objetivo do Ministério da Educação é que em cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros exista pelo menos uma escola ofertando a educação profissional. “Hoje, temos um total de 700 mil matriculados no ensino profissionalizante. A nossa meta é que esse número chegue a dois milhões nos próximos quatro anos”, disse.

Mais informações sobre o seminário nos telefones (41) 3310-4448/4509 ou pelo endereço eletrônico cleonice@utfpr.edu.br.

Sophia Gebrim