Seminário discute inovações e mais diálogo com os estudantes
09/11/2010
Bertioga (SP) — Professores, gestores educacionais e estudantes estão reunidos desde segunda-feira, 8, em Bertioga (SP) para analisar o processo de implantação do programa Ensino Médio Inovador nas secretarias estaduais de educação e escolas. O Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador é uma parceria do Ministério da Educação com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Participam do encontro, que será encerrado nesta quinta-feira, 11, cerca de 600 educadores e estudantes.
Na abertura do seminário, o diretor de concepções e orientações curriculares para a educação básica do MEC, Carlos Artexes, falou sobre a importância de trabalhar em regime de colaboração com os estados. “A agenda da educação brasileira não é mais o acesso. Temos de garantir também a qualidade e para isso precisamos de todos e de trabalhar em conjunto”, disse. Para Artexes, a presença dos estudantes é fundamental. “Precisamos fazer o ensino médio dialogar com a juventude.”
De acordo com Maria Eveline Pinheiro, coordenadora-geral de ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o seminário permite um processo de conversação entre todos os envolvidos com o ensino médio. “Teremos um momento muito importante que não está restrito em ouvir, mas em trocar experiências sobre as nossas realidades”, afirmou.
O programa Ensino Médio Inovador surgiu para estimular as redes estaduais de educação a elaborar soluções criativas de diversificação dos currículos, com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura. É uma forma de melhorar a qualidade da educação oferecida nessa etapa de ensino e torná-la mais atraente. Participam do programa 357 escolas públicas em 17 estados e no Distrito Federal.
Durante o seminário, será avaliada a implementação do programa nas escolas e analisados os planos de ação pedagógica dos estados. Os estudantes que fazem parte do Parlamento Juvenil do Mercosul vão apresentar as propostas da declaração O Ensino Médio que Queremos.
Assessoria de Imprensa da SEB
Palavras-chave: ensino médio, seminário
Fonte: