Seminário discute implantação do programa nos estados
09/11/2010
Bertioga (SP) – Representantes das secretarias estaduais de educação apresentaram nesta terça-feira, 9, durante o Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador, um balanço da implantação do programa em seus estados. O evento é uma parceria do Ministério da Educação com o Serviço Social do Comércio (Sesc), e reúne professores, gestores e alunos para debater as formas de organização do programa nas secretarias e escolas.
No Maranhão, participam do programa 18 escolas, sendo 13 na grande São Luís e cinco no interior do estado. Rainilde Gomes Campos, coordenadora de ensino médio, relatou que a escolha das escolas que iriam participar do programa se baseou nos seguintes critérios: projetos pedagógicos inovadores, equipe técnica pedagógica atuante e ambiente escolar favorável. A coordenadora também disse que o ensino médio inovador causou a reestruturação, adequação e melhoria física dos espaços escolares e um maior envolvimento dos professores com as escolas.
Já Edson Santos, gerente de ensino médio do Amazonas, contou que as sete escolas do interior do estado que participam do programa passaram por uma reforma curricular. Segundo Santos, na elaboração dos planos de ações pedagógicas (Paps), temas como a capacitação e treinamento dos educadores envolvidos e a análise das propostas pedagógicas foram fundamentais para o estabelecimento do programa.
Para o coordenador de ensino médio de Goiás, Marcos Elias Moreira, romper com o modelo de ensino médio instituído, inovar nas técnicas e nos instrumentos de ensino e reconhecer a importância da juventude são algumas das dificuldades encontradas na implantação do programa no estado. O coordenador também relatou que o ensino médio inovador foi uma “possibilidade para ampliar o que já vinha sendo feito em cada um de nossos estados”.
O diretor de concepções e orientações curriculares para a educação básica, Carlos Artexes, defendeu que o MEC deve trabalhar articuladamente com os estados e escolas por meio dos Paps e o seminário serve para mostrar o que aconteceu neste primeiro ano de programa. “Esta é a oportunidade de dar visibilidade ao modo como os estados se apropriaram do programa. Não temos de seguir exatamente o que estão dizendo, temos de nos apropriar do que se adequa a nossa realidade“, disse.
O programa Ensino Médio Inovador tem como objetivo principal promover o direcionamento de ações que tenham como foco o currículo e a organização do trabalho pedagógico das secretarias estaduais de educação e das escolas.
O evento ocorre até a próxima quinta-feira, 11, em Bertioga (SP).
Assessoria de Imprensa da SEB
Palavras-chave: ensino médio, seminário