Folha Dirigida, 15/08/2006 - Rio de Janeiro RJ

Segundo estudo, quase 70% dos alunos não completam o ensino médio no Brasil

Rafael Massadar

 

 

A segunda fase do estudo "Brasil - O Estado de uma nação" realizado pelo Ipea (Instituto de Política Econômica Aplicada) concluiu que a exclusão social ainda é um resultado do problemático sistema educacional brasileiro. Apenas 84% dos alunos que entram no sistema educaciona concluem a 4ª série e 57% terminam o ensino fundamental.  No ensino médio, o índice de conclusão é de 37%. O estudo destaca que a exclusão atinge a população com menos recursos. Na primeira série, cerca de 66% dos estudantes vêm de segmentos mais pobres da população. Já no ensino superior, menos de 5% têm essa origem. Embora o país já consiga fazer com que todas as crianças entrem na escola, o Instituto destaca o aumento de alunos no ensino básico e o crescimento do ensino superior. E ressalta a importancia de investimentos de qualidade e o aumento do ensino médio. Outro problema destacado pelo estudo, é a entrada muito cedo da população no mercado de trabalho, o que leva, posteriormente, à procura de programas de educação e treinamento para aumentar o seu salário.

 

A economia brasileira sofre com os relatos do estudo, que classifica metade dos alunos de 4ª série inaptos de ler um texto de nível mediano de dificuldade, o que transforma o brasileiro uma mão-de-obra barata em comparação com países industrializados. O pequeno destaque ficou por conta do aumento dos números do nível superior. Em 1980, eramos 1,4 milhão de alunos e hoje somos 4,2 milhões. O crescimento do número de vagas oferecidas foi de 64%, no setor privado, e de 56%, no setor público, mas ainda há uma demanda represada. Esses dados, sofrem ressalva, pois o aumento das vagas foram realizadas através do crescimento desenfreado de instituições privadas de nível superior no Brasil, que muitas vezes não oferecem um ensino de qualidade. Mais um fator determinandte é que na popualação designada pobre, praticamente não estão matriculados em estabelecimentos de 3° grau, tanto público, quanto privado.

 

Segundo o Ipea, hoje, o Governo Federal gasta 0,82% do PIB (Produto Interno Bruto) em investimentos na educação superior no país. Os números são irrisórios comparados com a Finlândia, que hoje tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano do mundo e por lei a educação superior de graduação é gratuita. Passou de 0,841 em 1975, para 0,941 em 2003. No mesmo período, o IDH do Brasil evoluiu de 0,645 para 0,792. A expectativa de vida ao nascer dos finlandeses é de 78,5 anos. A dos brasileiros, 70,5. O índice de educação da Finlândia é de 0,99, o do Brasil é de 0,89. A desigualdade da Finlândia é dos mais baixos do mundo, enquanto do Brasil continua dos mais altos.