Seec lança programa de qualificação profissional

01 de Outubro de 2010

 

O Governo do Estado está lançando o Programa Educando e Profissionalizando. É uma ação destinada aos jovens e adultos, alunos do ensino médio da rede estadual de educação-EJA, que visa contribuir para a ampliação da escolarização e ao mesmo tempo proporcionar formação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. O lançamento do programa será feito nesta sexta feira (01), na Escola Estadual Crisan Siminéa, conjunto Nova Natal, às 19h.

O Educando e Profissionalizando é um programa do Governo do Estado, implantado por meio da Seec, tendo como empresa contratada o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e coordenado pela Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja). O programa é uma das ações, desenvolvidas pela Seec, dentro da política de inclusão social e qualificação profissional, para alunos da rede estadual de educação atendendo a uma demanda de jovens que necessitam de formação por meio de cursos de curta duração, necessários ao enquadramento em setores da economia, que necessitam de mão de obra especializada.

O programa surgiu a partir da necessidade de um expressivo contingente de estudantes-trabalhadores que não dispunham de recursos financeiros para freqüentar cursos de qualificação e da crescente exigência do mercado quanto à qualificação profissional. Nesse sentido, as instituições parceiras estão iniciando o programa para oferecer oportunidades, primeiramente aos alunos na modalidade de educação de jovens e adultos do ensino médio- EJA, de onze escolas da rede estadual, dos municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante.

Os cursos serão aplicados pelo SENAI na área de construção civil em quatro seguimentos: Eletricista instalador predial, Pintor de obras, Pedreiro de edificações e Encanador hidráulico. A meta inicial é formar 1000 alunos, divididos em 50 turmas de 20 alunos cada. Os cursos terão carga horária de 160h e vão disponibilizar um kit com material necessário as aulas práticas.

As escolas contempladas, em Natal, são: E.E. Crisan Siminéa, E.E.15 de Outubro, E.E. Alceu Amoroso, E.E. Peregrino Júnior, E.E. Jean Mermoz, E.E. Mascarenhas Homem, E.E. João Tiburcio, Ceja Lia Campos e Ceja Felipe Guerra. Em São Gonçalo serão as escolas Estaduais José Vieira e Elia Barros.

Os jovens formados serão certificados e encaminhados ao mercado de trabalho com a orientação do Senai, além disso, terão a oportunidade de se formalizar, constituindo a própria empresa, por meio do Programa Empreendedor Individual do Sebrae.

 

Fonte:

http://tribunadonorte.com.br/noticia/seec-lanca-programa-de-qualificacao-profissional/161155