Seduc oferta mais de 4 mil vagas para cursos profissionalizantes

16/1/2009 18:10

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Ensino Médio e Profissional, publicou o edital do processo seletivo para cursos técnicos da Rede das Escolas Tecnológicas nas formas Integrada ao Ensino Médio, Subseqüente e Proeja (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos).

São 4.330 vagas ofertadas em 27 cursos que serão realizados nas 13 escolas localizadas em Belém e nos municípios de Paragominas, Salvaterra, Cametá, Tailândia, Abaetetuba, Itaituba, Monte Alegre, Marituba e Santa Izabel.

A seleção será através de provas objetivas para as formas Integrada e Subseqüente e por meio de sorteio público para a turma do Proeja. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 16, e pode ser consultado no portal da Seduc pelo endereço eletrônico www.seduc.pa.gov.br

            Trata-se do primeiro processo seletivo da Seduc direcionado ao Ensino Médio Profissionalizante depois que a Rede de Escolas de Educação Tecnológicas do Estado do Pará (EETEPA) foi constituída, em julho de 2008, substituindo as antigas escolas da Organização Social - Escolas de Trabalho e Produção do Pará (ETPP's).

A medida, segundo o diretor do Ensino Médio Profissional, Ronaldo Lima, atende à portaria da Seduc n.º 042/2008, com o objetivo de ofertar Educação Profissional dentro de uma concepção integrada ao Ensino Médio. "A Educação Profissional é um dos diferenciais dessa nova gestão da Seduc. Além das 12 escolas que estamos reformando, ampliando e adaptando para implementar a nova orientação pedagógica, temos o compromisso de até 2010 construir mais 17 escolas, totalizando 29 nessa nova concepção de ensino", disse ele.

São cursos para técnicos em Informática, Manutenção em Suporte em Informática, Rede de Computadores, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança no Trabalho, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Meio Ambiente, Administração, Agente Comunitário de Saúde, Podologia, Hospedagem, Artesanato, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Agropecuária, Agronegócios, Florestas, Agroindústria, Mineração, Aquicultura, Processamento do Pescado, Guia de Turismo, Agenciamento de Viagens e Móveis.

Das vagas ofertadas, 1.630 são direcionadas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, exclusivamente para candidatos que já possuem o ensino Fundamental e 1.990 vagas são para a forma Subseqüente, para o candidato que já possui o ensino Médio que deverá apresentar documento comprobatório no ato da matrícula. Mais 140 vagas serão ofertadas para o curso de Especialização Técnica, voltado para candidatos que já concluíram o curso técnico na área dos cursos ofertados.

Continuidade aos estudos - Segundo a coordenadora de Educação Profissional da Seduc, Elinilze Guedes Teodoro, somente para a Educação Profissional Técnica de nível Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos serão ofertadas 570 vagas, por sorteio. "É uma orientação nacional do Proeja e a gente entende que foi a melhor forma escolhida para que o jovem que está há muito tempo sem estudar possa dar continuidade aos estudos, porque se fosse através de processo seletivo, ele poderia se sentir desmotivado", explicou.

Para os candidatos concorrem à metodologia "sorteio" é necessário ter idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, ter cursado em escola pública e, em caso de serem contemplados no sorteio e classificados na entrevista, devem ter condições de comprovar documentação, idade e conclusão do referido nível de ensino.

Todos os candidatos que se inscreverem nos cursos estão isentos de taxa. Para a forma Proeja, as inscrições devem ser feitas até o dia 6 de fevereiro. Para as formas Subseqüente e Integrada, as inscrições acontecem até o dia 30 de janeiro. O horário das inscrições é de 8 às 12h e de 14 às 18h, de segunda a sexta, na escola em que o candidato escolher concorrer a uma vaga, mediante preenchimento do formulário de inscrição, acompanhado dos seguintes documentos: comprovante de escolaridade original e RG original. O edital completo com as informações e a oferta dos cursos está no portal da Seduc.

 

Por Julie Rocha - Seduc

 

Fonte:

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=38224