Seduc matricula 50 mil alunos no Brasil Alfabetizado

30/01/09

 

O Programa Brasil Alfabetizado tem como prioridade a qualidade e o maior aproveitamento dos recursos públicos investidos na educação de jovens e adultos, prova disso, é a evolução significativa que acontece com o programa desde o seu surgimento, em 2003. Em 2008, 36.000 alunos se matricularam no Programa e em 2009, o programa conta com 50.300 estudantes que voltarão para as salas de aula a partir do dia 9 de fevereiro.

As novidades não ficam nos números. Conceição Andrade, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, aponta destaques como: a entrada do livro didático no dia-a-dia dos alunos, que vai influenciar o gosto pela leitura e o aprimoramento na qualidade de sua educação; merenda escolar, um estímulo a mais em frequentar as salas de aula; um sistema de monitoramento feito por coordenadores, professores e supervisores do programa nas salas de aula durante o período letivo.

Conceição Andrade conta que cada dia mais, a oferta e procura por pessoas qualificadas se faz mais presente. “Tivemos conhecimento que uma odontóloga, do tribunal de Justiça do Estado do Piauí, reuniu e incentivou 73 Jovens e Adultos dentre lavadores de carro e vendedores ambulantes, a se matricularem no Programa”, relata.

Pensando em levar conhecimento e oportunidade aos moradores da zona rural de Teresina, o professor Francisco Barros vai instalar na Associação dos Moradores Rurais da Localidade do Morro do Papagaio, na microregião da Santa Tereza, uma turma do Brasil Alfabetizado. “As pessoas da nossa comunidade precisam de benefícios. E os jovens e adultos atendidos pelo programa, estão contentes com a abertura de novas turmas” disse empolgado.

Desde 2003, o problema de evasão escolar era um atropelo que sempre acontecia, chegando a 80% das turmas, e que agora tem tudo para ser minimizado diante das propostas e investimentos. “O ano de 2009 é da Educação de Jovens e Adultos. É um ano de avanços” comemora Andrade.

 

Fábio Carvalho

 

Fonte:

http://180graus.brasilportais.com.br/geral/seduc-matricula-50-mil-alunos-no-brasil-alfabetizado-83033.html