Seduc implementa Programa Projovem Campo

22 de setembro de 2011

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria- Adjunta de Ensino e da Supervisão de Educação do Campo, está implementando o Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, destinado à educação de jovens e adultos do campo. O programa oferta ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, com qualificação social e profissional para agricultores e agricultoras familiares na faixa etária entre 18 a 29 anos.

A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério de Educação (MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), prefeituras municipais e a sociedade civil organizada,

A meta é atender 72 municípios parceiros, que em sua maioria, pertence ao Território da Cidadania, os quais se encontram agrupados por regiões ao longo de todo o território maranhense. A operacionalização para o aperfeiçoamento do Projovem Campo – Saberes da Terra ocorrerá até 1º de outubro, com o deslocamento da equipe de coordenação do Programa, que irá fazer ainda o acompanhamento e formação em serviço para educadores e coordenadores locais.

O Programa trabalha com a metodologia do Currículo Integrado, a partir de três elementos: eixos temáticos de estudo, área de conhecimento e arco operacional. Os eixos temáticos se estruturam a partir do eixo integrador "Agricultura Familiar e Sustentabilidade", que se desdobram em quatro eixos de formação: Agricultura Familiar e identidade: Etnia, Gênero, Geração e Cultura; Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial; Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo e Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas.

A proposta pedagógica do Projovem Campo – Saberes da Terra está baseada na Pedagogia da Alternância, combinando dois tempos educativos: Tempo-Escola (período de atividade na escola) e o Tempo-Comunidade (período de atividades na comunidade), com uma carga horária de 2.400 horas, distribuída ao longo de dois anos.

            “Essa metodologia diferenciada de trabalho proposta pelo Projovem Campo – saberes da Terra considera as peculiaridades e especificidades do homem do campo, uma vez que garante o direito de estudar e trabalhar satisfatoriamente, o que significa construir um paradigma solidário e sustentável nas relações entre a educação, a agricultura familiar e os demais aspectos produtivos,” disse a supervisora de Educação do Campo, Célia Regina Alves Campos Santos.

 

Fonte:

http://www.jornalpequeno.com.br/2011/9/22/seduc-implementa-programa-projovem-campo-170962.htm