SECD capacita alfabetizadores que atuarão com jovens, adultos e idosos

10/01/2012

 

Trinta e cinco alfabetizadores e coordenadores integrantes do Programa Brasil Alfabetizado estão participando de uma capacitação que iniciou nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13, sexta-feira. O encontro é promovido pela Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desportos (SECD), através do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Roraima (CEJAR) e ocorre no prédio do antigo supletivo, no Pricumã, das 8h às 17 horas.

O intuito do curso é promover socialização e capacitação para os alfabetizadores interessados no processo de alfabetização de jovens e adultos, visando à redução do índice de analfabetismo em Roraima, e também realizar ações educacionais com propostas e projetos pedagógicos que venha atender e incentivar alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a participarem das aulas, oferecendo um ensino de qualidade.

O Programa Brasil Alfabetizado capacitou em Roraima, no ano de 2010, 10 professores e coordenadores e em 2011 foram 75. O curso acontece uma vez ao ano, e tem duração de 40 horas, e todos os participantes recebem certificado. “Como resultado positivo do programa, houve uma grande redução do índice de analfabetismo no estado de Roraima nos anos de 2010 e 2011”, acrescentou James Nascimento, gestor do Programa Brasil Alfabetizado aqui no Estado.

Conforme os dados do Censo Escolar dos últimos três anos, em 2009 foram alfabetizados 192 alunos; Em 2010 foram 1.454 e em 2011, 1.323. O índice de analfabetismo em Roraima diminuiu comparando com o ano 2010, que foi 10,33% e de 2011 que registrou 6,7%. “Em razão dessa redução houve um grande avanço para a alfabetização e a meta de 2012 é alfabetizar 1.950 alunos em todo o Estado”, ressaltou Nascimento.

Durante a capacitação, os cursistas participam de dinâmica de apresentação, construção da ata, apresentação do Programa Brasil Alfabetizado, com seus objetivos e metas do curso de formação, além de palestras, diagnóstico sobre concepção da alfabetização, exposição e debates, trabalhos em grupos, apresentação do perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aula simulada de alfabetização.

As aulas de alfabetização acontecem três vezes por semana nas escolas estaduais, associações de bairro e igrejas, e tem duração de duas horas. “Essa capacitação vem socializar, ensinar novas experiências e métodos de alfabetização, e assim, motivar nos alfabetizadores”, acrescentou Ellem Fernanda, que é formada em Pedagogia e atua como alfabetizadora.

 

O PROGRAMA

 

O Programa Brasil Alfabetizado foi criado em 2003 pelo Governo Federal, e é voltado para a educação de jovens, adultos e idosos. É desenvolvido em todo o Brasil com atendimento prioritário a 1.928 municípios.

Em Roraima passou a funcionar a partir de 2008, através da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos, por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos. Em 2009 deu início as primeiras turmas nos municípios de Boa Vista, Bonfim, Cantá. Em 2010 atendeu a nove municípios: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima e Boa Vista Rural.

 

Fonte:

http://www.bvnews.com.br/cotidiano11045.html