Portal MEC, 20/07/2006 - Brasília DF

SBPC debate ampliação do ensino médio integrado ao profissional

Flavia Nery

 

O ensino médio integrado à educação profissional será ampliado em Sergipe, Amapá e Mato Grosso em 2007. Atualmente, 14 estados oferecem formação profissional durante o ensino médio a 61.668 alunos. A previsão para o ano que vem é oferecer 87.211 vagas. A implementação do ensino médio integrado à educação profissional é apoiada pelo Ministério da Educação desde a aprovação, em 2004, do Decreto nº 5.154, que regulamenta a educação profissional. O apoio oferecido aos estados prevê ajuda financeira, assinatura de convênios e assistência técnica e pedagógica. O total de recursos investidos pelo MEC este ano e no anterior  é de R$ 16,7 milhões.

 

O tema será debatido nesta quinta-feira, 20, na 58ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Florianópolis. A diretora de políticas públicas do ensino médio do MEC, Lúcia Lodi, coordena o debate sobre a implantação do sistema integrado. Segundo ela, o ensino médio tradicional não oferece perspectiva profissional para o estudante. “Integrado à educação profissional, o ensino médio dá ênfase à formação científica e tecnológica, fundamental para o setor produtivo’’, afirmou. “Assim, o aluno será formado para atuar no mercado de trabalho logo que concluir o ensino médio.” Participam do debate na SBPC especialistas em educação e representantes da comunidade acadêmica, redes de ensino e representantes do MEC. Entre os temas que serão discutidos destacam-se a formação de professores para essa modalidade de ensino e os eixos para a organização curricular, contemplados a educação profissional e os planos de implantação nos estados.

 

A mesa de debates será formada por Eneida Oto Shiroma, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Luís Edmundo Aguiar, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro; José Pereira Peixoto Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Francisco Aparecido Cordão, do Conselho Nacional de Educação; Elisabete Nunes Anderli, da Secretaria de Educação de Santa Catarina, e Consuelo Santos, do Cefet-SC. O encontro será realizado das 14h às 18h, na UFSC,  Centro Tecnológico-Científico, bloco B, 1º andar, sala 202.