Santa Catarina
promove fórum regional do Proeja
20 de setembro de 2010
Gestores,
docentes, discentes e técnicos administrativos envolvidos com o programa que
une educação de jovens e adultos à qualificação profissional, o Proeja, estarão
reunidos, de
Estão inscritos 400 participantes, todos da região Sul do país. Outros fóruns regionais semelhantes serão promovidos em Brasília, Manaus (AM), Teresina (PI), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
O Proeja é um programa que possibilita a jovens e adultos uma formação profissional articulada com escolarização. A estratégia oferece cursos técnicos de nível médio, cursos de formação inicial e continuada com o ensino médio e de formação inicial e continuada com o ensino fundamental.
No encontro de Santa Catarina serão divulgadas pesquisas desenvolvidas em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, além de serem difundidas experiências do Proeja na área de gestão, seleção, recepção e permanência de alunos. Além de palestras e oficinas, estão previstas apresentações de relatos de experiências de professores e alunos.
Carta – O encontro também pretende levantar questões como a concepção do programa, os cursos dessa modalidade de ensino, o perfil dos estudantes, e a construção de currículos do Proeja. Um dos grandes desafios, por exemplo, é investir na formação continuada de professores dessa área. Ao final da discussão, será encaminhada uma carta contendo as principais deliberações ao MEC.
Desde 2003, o Instituto Federal de Santa Catarina oferece cursos que atendem ao público jovem e adulto. O fórum é resultado de parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso de Sul e o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.
Ana Júlia Silva de Souza
Palavras-chave: proeja, educação de jovens e adultos, região sul
Fonte: