RS: MEC e Seduc discutem novo Projovem        

16/09/2011

 

Representantes do Ministério da Educação (MEC) mantiveram, nesta quinta-feira (15), reunião técnica com dirigentes e assessores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para construir o novo modelo de gestão do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). A coordenadora pedagógica, Claudia Veloso, e a coordenadora da Comissão de Transição, Cristina de Oliveira, explicaram as mudanças que ocorrerão a partir da passagem da gestão do programa para o âmbito do MEC.

A ação busca promover a reintegração no processo educacional, a qualificação profissional e o desenvolvimento humano dos jovens participantes. É executado em quatro modalidades: Projovem Urbano, Projovem Adolescente, Projevem Trabalhador e Projovem Campo - Saberes da Terra. A coordenação está dividida entre a Secretaria Geral da Presidência da República e os ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

A partir de 2012, o Projovem será unificado em um único programa que será coordenado pelo MEC. A execução será feita pela rede pública de educação. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes. O conveniamento será feito diretamente com as prefeituras. As cidades com menos de 100 mil habitantes serão atendidas pelos estados, que firmarão convênio com o MEC.

Entre as mudanças previstas estão a unificação do Projevem, a articulação com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes estadual e municipal, a contratação de um educador para atender os filhos pequenos das mães estudantes e a articulação com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esta iniciativa permitirá que os estudantes realizem a formação técnica específica nos institutos federais ou no Sistema S (Sesi, Senac).

O público prioritário a ser atendido será a juventude negra e os jovens impactados por grandes obras. Existem no Brasil 40 milhões de jovens com idades entre 18 e 29 anos (faixa etária atendida), destes nove milhões não concluíram o Ensino Fundamental.

 

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Texto: Luis Carlos de Almeida

Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

 

Fonte:

http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=10406&Itemid=47