Roteiro facilita escolha do livro didático para jovens e adultos
23/07/2008 10:34:44
Para facilitar a escolha do livro didático destinado à alfabetização de jovens e adultos, está disponível na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir desta quarta-feira, 23, um roteiro que explica como fazer o registro das obras no sistema do FNDE. O prazo para a escolha vai de 28 de julho a 11 de agosto. Neste período, gestores locais e coordenadores de turma das entidades parceiras devem optar pelos títulos mais adaptados ao seu público.
O passo a passo do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) de 2008 mostra como acessar o sistema diretamente na página do FNDE, como cadastrar o gestor local responsável por efetuar a escolha no sistema e como registrar a opção das obras desejadas. “O sistema já é auto-explicativo, mas é importante ajudar o gestor e mostrar tudo o que ele precisa para fazer o registro da escolha”, afirma Sonia Schwartz, coordenadora nacional dos programas do livro.
O Ministério da Educação espera beneficiar 1,3 milhão de estudantes de cerca de quatro mil municípios nesta primeira distribuição de livros didáticos para jovens e adultos. Em volume único, contendo as disciplinas de língua portuguesa e matemática, os títulos chegarão às unidades parceiras do MEC entre setembro e outubro deste ano. Segundo o diretor de Políticas de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Jorge Teles, a criação do PNLA supre uma carência de material didático voltado para a realidade desse público diferenciado. “Muitos acabavam perdendo a motivação porque não tinham materiais”, diz.
Na página do FNDE, também está disponível o guia com uma resenha de todos os livros ofertados, orientações sobre a escolha e um termo de acordo, que apresenta as responsabilidades dos gestores com relação ao programa.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10916