Rio e Espírito Santo oferecem curso
18/12/2008 10:20:48
O Brasil conta hoje com 33 mil trabalhadores portuários. O setor, um dos que mais crescem no país, carece de mão-de-obra qualificada. Para melhorar a perspectiva profissional no setor, os centros federais de educação tecnológica (Cefets) do Espírito Santo e do Rio de Janeiro estão oferecendo o curso técnico de nível médio em portos, implantado em parceria com a empresa Vale do Rio Doce.
Segundo a diretora do Cefet-ES, Edna dos Reis, o profissional formado pode atuar na área portuária como coordenador das atividades de carregamento e descarga de produtos. “Ele pode trabalhar em portos organizados ou terminais privados, em agências marítimas e em empresas de comércio exterior”, explicou. O Cefet-ES implantou o curso técnico pós-médio no início do ano, em período noturno e com duração de dois anos.
No Rio de Janeiro, as aulas da segunda turma do curso começam em fevereiro do próximo ano, no município de Itaguaí, a 73 quilômetros da capital. As 44 vagas foram disputadas por 840 candidatos.
As aulas compreendem tecnologias relacionadas ao controle de operações, cálculo, leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação, além conceitos voltados para a gestão da qualidade, segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade.
Para o diretor-geral do Cefet-RJ, Miguel Badenes, o setor portuário brasileiro está crescendo, mas carece de profissionais que tenham domínio da legislação internacional e capacidade de operar os equipamentos.
Ana Júlia de Souza
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11839