Reunião apresenta Agenda Territorial de Alfabetização e EJA para universidades

14/10/2010

 

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu, nesta quinta-feira (14), em Curitiba, a reunião técnica da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Paraná. O objetivo foi apresentar aos representantes das instituições de ensino superior esse instrumento que busca fortalecer essa modalidade de ensino no Paraná.

“Chamamos as Universidades para apresentar a Agenda e para que elas apontem quais são as ações que estão sendo realizadas no processo de formação inicial e continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, comentou Sandra Regina de Oliveira Garcia, chefe do Departamento de Educação e Trabalho (DET/SEED), ao lembrar que as licenciaturas deveriam ter a perspectiva de formar professores com metodologias adequadas para trabalhar com essa modalidade de ensino.

Segundo o chefe do Departamento da Diversidade (DEDI/SEED), Wagner Roberto do Amaral, o diálogo interinstitucional entre a SEED e as universidades públicas é fundamental para a qualificação das ações realizadas junto à política pública de educação de jovens, adultos e idosos no Paraná. “Queremos instituir uma agenda integrada de EJA no Paraná, que possibilite intercâmbios e articulações entre o Governo do Estado, municípios, universidades e movimentos sociais, para fortalecer e ampliar o acesso da população jovem, adulta e idosa na educação escolar como um direito conquistado”.

Os resultados da reunião serão incluídos no diagnóstico da Comissão Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado. No Paraná, no final do ano passado, uma comissão provisória foi formada com representantes de vários segmentos de gestores estaduais e municipais, universidades, movimentos sociais e sindicatos. Esse grupo tem como objetivo apontar um quadro geral da realidade da alfabetização e da educação de jovens e adultos no estado. A partir deste trabalho, será feito um planejamento das ações que devem ser realizadas para fortalecer essa modalidade de ensino.

A Agenda Territorial é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para que os estados tenham efetivamente uma política voltada para a alfabetização e educação e jovens e adultos. Entre as prioridades, estão a contribuição para a construção de políticas estratégicas de implantação e fortalecimento da modalidade de EJA na educação básica do estado e a abertura de diálogo com a sociedade civil.

As reuniões técnicas fazem parte da continuidade do Encontro Nacional Preparatório à Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFITEA), realizada em Belém do Pará no ano passado.

No próximo mês já está prevista a realização do Encontro Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Paraná. Neste encontro serão definidos os membros permanentes da comissão estadual, que terá um mandato de três e contará com a assessoria de um comitê estadual.

Será traçado um diagnóstico que permitirá apontar quais as necessidades existentes para o fortalecimento da EJA no Paraná. “Essa comissão não é executora, mas tem a incumbência de apontar para o Ministério da Educação e gestores estaduais e municipais de Educação quais são as demandas do estado, além de acompanhar as políticas que serão implantadas”, explicou Sandra Garcia.

 

Fonte:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1866