Resende forma 90 estudantes em cursos profissionalizantes

12/3/2012

 

A Secretaria Municipal de Educação de Resende realiza a cerimônia de formatura de 90 estudantes que concluíram os cursos de capacitação profissional em solda e elétrica, promovido pelo Proeja-Fic. A cerimônia será realizada às 20h, na próxima sexta-feira (16), na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e vai contar com as presenças do prefeito José Rechuan (PP) e da titular da Secretaria de Educação, professora Soraia Balieiro.

O Proeja-Fic é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA). O programa tem como objetivo garantir a educação profissional a esse segmento da população. Em Resende, as ações do programa acontecem por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação, o Governo Federal e o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro)

Capacitação oferece uma oportunidade de aprendizado escolar que integra a formação do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o processo de qualificação profissional. Através desta iniciativa, a Prefeitura reforçou as ações desenvolvidas na cidade visando qualificar os jovens em busca de ocupação no mercado de trabalho.

Em 2012, o número de turmas foi ampliado de quatro para sete, distribuídas em três escolas municipais, e atenderão 210 estudantes. Uma das ações implantadas neste ano foi a inclusão do curso de estética, cujas aulas estão sendo ministradas na Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Nesta unidade acontecem também os cursos de solda e elétrica (uma turma de cada um destes dois cursos).

Todos os cursos têm a duração de dois anos com carga horária mínima de 1.400 horas, sendo 1.200 horas utilizadas na formação geral, que equivale ao Ensino Fundamental, e as outras 200 horas destinadas à qualificação profissional.

 

Fonte:

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,54097,Resende%20forma%2090%20estudantes%20em%20cursos%20profissionalizantes.html#axzz1sxl2HJd8