Reprovação atinge 1 a cada 6 do ensino médio

Alta taxa de evasão escolar em Ribeirão - 1 em cada 14 alunos - também preocupa especialistas do setor

21/06/2015

 “Meu futuro não depende da escola”. É o que afirma André, de 15 anos, que no ano passado repetiu o 1º ano do Ensino Médio na escola João Palma Guião, da rede estadual. Ele diz que “muita coisa precisa mudar no ensino”, principalmente a falta de professores, e sabe qual caminho quer trilhar: treina muay thai há um ano para ser lutador profissional.

André integra as estatísticas que, segundo diagnóstico do documento de apoio ao Plano Municipal de Educação, são “alarmantes”. No ano passado, de acordo com dados do Ministério da Educação, um em cada seis alunos da rede pública repetiu alguma série do Ensino Médio.

Outro dado também preocupa: um em cada 14 alunos abandonou o colegial na rede pública no ano passado. Em algumas escolas, como a do Parque dos Servidores, a taxa de abandono chegou a 21%.

A próxima a integrar essas estatísticas pode ser Luara Silva Santos, de 17 anos, que está no 2º ano da Escola Estadual Walter Paiva, no Ipiranga. “Quase todo dia falta um professor. Além disso, tem briga direto e, até, consumo de drogas dentro da escola”, afirma. Em sua sala, segundo ela, cerca de 20 alunos já abandonaram as aulas este ano.

Ela também tem problemas de relacionamento com alguns alunos, e o incentivo da mãe – que largou a escola, também no Walter Paiva, quando estava na 5ª série – e da diretora são as únicas coisas que a mantém no ensino.

Tanto a taxa de abandono quanto a reprovação são dificuldades para que o município consiga atingir a meta de que 85% dos jovens de 15 a 17 anos esteja matriculados no ensino médio. Em 2014, segundo a Fundação Seade, a proporção foi de 76,09%.

“A permanência do aluno no Ensino Médio é prejudicada por alguns problemas, entre eles, a organização do currículo, a estrutura física das escolas e o grande número de alunos por sala”, aponta o diagnóstico do Plano Municipal de Educação.

 

Análise - Ensino carece de uma reestruturação

Tanto a reprovação quanto a evasão no ensino médio são índices muito preocupantes, mas não são os únicos dilemas da Educação, pois é a ponta de um problema que começa a despontar nos anos finais do ensino fundamental. O aluno que evade no ensino médio vai trazendo uma carga, principalmente, de reprovação dos anos anteriores – que é uma das piores coisas para ele, principalmente emocionalmente.

 

Há necessidade de uma estruturação do ensino como um todo, hoje a escola não está mais em sintonia com a realidade dos jovens. Há um excesso de disciplinas, que acabam se tornando enciclopédicas visando apenas o vestibular. É necessário dar sentido ao que o aluno está aprendendo, problematizando o conteúdo, justamente para evitar que a escola se torne um estorvo para ele. (Ricardo Falzetta - Gerente de conteúdo da ONG Todos pela Educação)

 

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,1073851,Reprovacao+atinge+1+a+cada+6+do+ensino+medio.aspx