Reprovação atinge 1 a cada
6 do ensino médio
Alta taxa de evasão escolar em
Ribeirão - 1 em cada 14 alunos - também preocupa
especialistas do setor
21/06/2015
“Meu futuro não depende da escola”. É o que
afirma André, de 15 anos, que no ano passado repetiu o 1º ano do Ensino Médio
na escola João Palma Guião, da rede estadual. Ele diz
que “muita coisa precisa mudar no ensino”, principalmente a falta de
professores, e sabe qual caminho quer trilhar: treina muay
thai há um ano para ser lutador profissional.
André integra as
estatísticas que, segundo diagnóstico do documento de apoio ao Plano Municipal
de Educação, são “alarmantes”. No ano passado, de acordo com dados do
Ministério da Educação, um em cada seis alunos da rede pública repetiu alguma
série do Ensino Médio.
Outro dado
também preocupa: um em cada 14 alunos abandonou o colegial na rede pública no
ano passado. Em algumas escolas, como a do Parque dos Servidores, a taxa de
abandono chegou a 21%.
A próxima a
integrar essas estatísticas pode ser Luara Silva
Santos, de 17 anos, que está no 2º ano da Escola Estadual Walter Paiva, no
Ipiranga. “Quase todo dia falta um professor. Além disso, tem briga direto e,
até, consumo de drogas dentro da escola”, afirma. Em sua sala, segundo ela,
cerca de 20 alunos já abandonaram as aulas este ano.
Ela também tem
problemas de relacionamento com alguns alunos, e o incentivo da mãe – que
largou a escola, também no Walter Paiva, quando estava na 5ª série – e da
diretora são as únicas coisas que a mantém no ensino.
Tanto a taxa de
abandono quanto a reprovação são dificuldades para que
o município consiga atingir a meta de que 85% dos jovens de 15 a 17 anos esteja
matriculados no ensino médio. Em 2014, segundo a Fundação Seade, a proporção
foi de 76,09%.
“A permanência
do aluno no Ensino Médio é prejudicada por alguns problemas, entre eles, a
organização do currículo, a estrutura física das escolas e o grande número de
alunos por sala”, aponta o diagnóstico do Plano Municipal de Educação.
Análise - Ensino
carece de uma reestruturação
Tanto a
reprovação quanto a evasão no ensino médio são índices
muito preocupantes, mas não são os únicos dilemas da Educação, pois é a ponta
de um problema que começa a despontar nos anos finais do ensino fundamental. O
aluno que evade no ensino médio vai trazendo uma carga, principalmente, de
reprovação dos anos anteriores – que é uma das piores coisas para ele,
principalmente emocionalmente.
Há necessidade
de uma estruturação do ensino como um todo, hoje a escola não está mais em
sintonia com a realidade dos jovens. Há um excesso de disciplinas, que acabam
se tornando enciclopédicas visando apenas o vestibular. É necessário dar
sentido ao que o aluno está aprendendo, problematizando o conteúdo, justamente
para evitar que a escola se torne um estorvo para ele. (Ricardo Falzetta - Gerente de conteúdo da ONG Todos pela Educação)