Representantes de
oito municípios alagoanos conhecem funcionamento do Projovem
Urbano
05/11/08 17:37
Coordenadores de Educação e prefeitos de oito dos onze municípios alagoanos que serão contemplados com o Projovem Urbano se comprometeram, na manhã desta quarta-feira (5), a garantir parceria para a realização das atividades, a partir do dia 2 de março de 2009. Eles também receberam informações de como o projeto irá funcionar em termos de infra-estrutura e pedagogia. A apresentação foi feita pela coordenadora executiva do projeto, Quézia Freitas, durante solenidade no Palácio República dos Palmares.
O governo federal, responsável pela realização do Projovem, começou a enviar o material didático que será utilizado durante as aulas. A execução do projeto em Alagoas está sob a responsabilidade da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.
A iniciativa irá contemplar 3.500 jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental. Os atendidos que participarem de pelo menos 75% das atividades irão receber mensalmente R$ 100, durante 20 meses.
“Esse projeto vem fazer a diferença, porque ele também garante novas possibilidades a cada jovem que será inserido no programa. A partir desse contato, os representantes dos municípios passarão a pensar no credenciamento desses jovens, assim como deverão ver de que forma os contemplados serão inseridos no mercado de trabalho, após a conclusão das aulas”, afirmou a coordenadora executiva, lembrando que os participantes terão formação em informática.
O Projovem será instalado em onze municípios alagoanos, que estão sendo selecionados mediante orientação do governo federal de analisá-los com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cada uma das cidades contemplará 318 jovens. No total, 154 educadores ministrarão as aulas do ensino fundamental e o monitoramento em Alagoas será feito pela Universidade Federal da Bahia.
“Os professores passarão por uma seleção, mas terão prioridades os profissionais que tiverem residência nos municípios contemplados”, completou Quézia.
Participaram da reunião representantes dos municípios de Penedo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Pilar, Matriz de Camaragibe, Delmiro Gouveia e Teotônio Vilela.
Por Agência Alagoas
Fonte:
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=municipios&cod=3249