Realizada primeira audiência de certificação profissional

16/08/2005 19h40

 

O governo federal quer discutir com a sociedade brasileira sua proposta de certificação profissional no país. Para isso, está promovendo audiências públicas por segmento no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. A primeira foi realizada nesta terça-feira, 16, e envolveu ministérios e órgãos governamentais federais. A segunda, marcada para o dia 20 de setembro, será destinada às entidades educacionais, certificadoras, instituições de pesquisa e conselhos profissionais. A última, prevista para 25 de outubro, envolverá representantes de sindicatos.

 

Durante os encontros, que duram o dia todo, quatro pessoas do segmento representado fazem uma análise crítica da proposta, para identificar os pontos em comum e os que estão em desacordo com a proposta do governo. Há, ainda, espaço para debate com a platéia.

 

A certificação profissional é o reconhecimento formal dos saberes e das práticas do trabalhador, como explica a diretora de Políticas e Articulação Institucional, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Ivone Maria Elias Moreyra. “Esse reconhecimento amplia suas oportunidades de acesso ao mundo do trabalho.”

 

A proposta do governo para o Sistema Nacional de Certificação Profissional está na página da Setec na internet. O documento foi elaborado por técnicos dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Saúde, do Turismo e dos conselhos nacionais de Educação e do Trabalho.

 

Repórter: Rodrigo Farhat

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2537&FlagNoticias=1&Itemid=2660