Randolfe pede audiência para debater
problemas dos Institutos Federais de Educação
27/04/2013
Déficit
de professores, evasão escolar e problemas de infraestrutura, são alguns dos
problemas dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, em todo o país. O
diagnóstico está no relatório de uma auditoria realizada pelo Tribunal de
Contas da União (TCU). A auditoria do órgão foi realizada entre agosto de 2011
e abril de 2012.
No
Amapá, a carência de professores identificada pela auditoria é superior a 35%.
Distrito Federal e Acre lideram a lista de maior carência de professores, com
40% das vagas ociosas. Situação de precariedade semelhante é encontrada em
estados como Mato Grosso do Sul (38%), e São Paulo (32%).
Para
debater essa situação e encontrar alternativas para amenizar o problema, o
senador Randolfe aprovou nesta semana, um
requerimento na Comissão de Educação (CE) do Senado, propondo Audiência Pública
sobre o tema. A data será definida na próxima semana. A baixa remuneração é
apontada como fonte de insatisfação por 68% dos professores e 64% dos
pró-reitores ouvidos pelo TCU.
Para
Randolfe, a discussão é de extrema importância e
atende uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no
Senado. “Uma das metas do PNE é justamente a expansão do atendimento de ensino
profissionalizante em nosso país. Toda a expansão deve ter a preocupação com o
acesso, mas ao mesmo tempo, estar atenta a manutenção de um padrão de qualidade
no atendimento”, destaca o senador.
Debatedores
O
requerimento aprovado sugere que sejam convidados, Marco Antonio de Oliveira –
Secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; Caio
Mário Bueno da Silva – Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede
Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; William do
Nascimento Carvalho – Coordenador do Sindicato Nacional dos Servidores Federais
da Educação Básica, Profissional e Tecnológico e Augusto Nardes
– Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União.
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