Publicação mostra
diversidade da rede federal de educação tecnológica
14/05/2007 14:22
No lugar do quadro-negro e do giz, tabuleiros e relógios. No Centro Federal
de Educação Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, o professor Valésio Pinto ensina
uma variante do xadrez a alunos com necessidades especiais. Analista de
sistemas, o professor entende que a pessoa portadora de necessidades especiais
enxerga com a mente. Ele está convicto de que o xadrez randômico estimula a
criatividade.
Variante do xadrez clássico, o randômico oferece múltiplas aberturas.
Segundo o professor, o pré-requisito para o início da partida é o
posiciotitle_aliasnto do rei entre as torres e o dos bispos em casas de cores
diferentes.
Para Valésio, o xadrez não é um jogo complexo e competitivo, mas ferramenta
educacional para ajudar a desenvolver as habilidades de comunicação e de
cognição da criança e do adolescente. O xadrez ainda estimula a tomada rápida
de decisões, o raciocínio espacial, a habilidade matemática e a visão
estratégica e tática.
Os alunos aprovam a modalidade. Para eles, o jogo, além de aliviar as
tensões cotidianas, estimula a criatividade e a socialização. Sílvio José Alves
de Amorim Júnior tem um problema motor, resultado de paralisia cerebral.
Estudante do terceiro ano do ensino médio, ele nunca jogara antes de conhecer o
professor de matemática Paulo Antunes, que utilizava o jogo nas aulas para
acelerar o raciocínio dos alunos. Apesar de ainda estar aprendendo, Sílvio já
sente os resultados da prática na vida cotidiana. “Estou com o raciocínio mais
rápido e tenho mais amigos. Aprendi, ainda, a ver como é a pessoa pela forma
como ela joga”, disse.
Essa e outras experiências serão abordadas na terceira série dos Cadernos
Temáticos, publicação a ser lançada nesta quarta-feira, dia 16, em Brasília,
pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O objetivo
é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da
Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Cada um dos cinco volumes
da série — meio ambiente, gestão, linguagem, comunidade e tecnologias
brasileiras — apresenta experiências vivenciadas nas escolas da rede, relatadas
por meio de reportagens, artigos científicos, experiências e práticas
pedagógicas. (Assessoria de Imprensa da Setec)