Projovem vai qualificar 2 mil em Maringá

10/03/2012

 

Dois mil jovens desempregados serão beneficiados por cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Maringá por meio do programa "Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã", do Ministério do Trabalho e Emprego. As inscrições começam já na próxima segunda-feira e, além do treinamento, os inscritos receberão um auxílio de R$ 600 em seis parcelas, transporte, lanche, material didático, camisetas e mochila.

O convênio foi assinado ontem à tarde, na presença de representantes da empresa Cejabrasil, que vai ministrar os cursos, e autoridades. O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) elogiou a iniciativa e frisou a importância dos cursos. "Aproveito para fazer um agradecimento em nome dos jovens da cidade por esta iniciativa", comentou.

O diretor da empresa, Andriano Antônio Bazzo, explicou que o objetivo é reduzir a desigualdade, preparar e inserir os jovens no mundo do trabalho. "Queremos estreitar o caminho entre o jovem que busca o primeiro emprego e não tem qualificação e as empresas que precisam de mão de obra qualificada."

Para o prefeito Silvio Barros (PP), os resultados que podem ser obtidos são o mais importate.

"É um investimento muito grande feito pelo governo federal e pelo município e os resultados vamos ver lá na frente, quando 2 mil jovens tiverem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Se conseguirmos colocá-los no mercado, se conseguirmos mudar suas vidas, dando uma oportunidade de mudar o futuro destes jovens, aí sim teremos atingido nosso objetivo."

 

OBJETIVO

“Queremos estreitar o caminho entre o jovem que busca o primeiro emprego e as empresas”

Adriano Antônio Bazzo -

Diretor do CejaBrasil, empresa que  vai oferecer os cursos

 

Os cinco cursos têm duração de 6 meses, com carga horária de 350 horas divididas em duas etapas: qualificação social e profissional. Durante 100 horas, os jovens serão capacitados em inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho e empreendedorismo.

Nas outras 250 horas, receberão qualificação profissional e fundamentos específicos da área que escolherem cursar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana, explicou que as inscrições não têm prazo para término. "Enquanto houver vaga vamos aceitar inscrições." Para participar é necessário ter entre 18 e 29 anos, renda mensal familiar per capita de até um salário mínimo e estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio. Após a conclusão, todos serão encaminhados ao mercado de trabalho pela Agência do Trabalhador.

 

SERVIÇO

OPÇÕES DO PROJOVEM EM MARINGÁ

Curso Número de vagas

Alimentação 240

Beleza e Estética 390

Metalmecânica 390

Turismo e Hospitalidade 480

Vestuário 500

 

Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. As inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira, das 8h30 às 17 horas, no Cine Teatro Plaza, na Praça Raposo Tavares. Outras informações pelo 3221-1300.

 

Edmundo Pacheco

 

Fonte:

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/551625/projovem-vai-qualificar-2-mil-em-maringa/