Projovem vai inserir 10 mil alunos no mercado de trabalho

20 de Abril de 2011

 

Com um discurso tímido, o estudante Otávio Lopes foi o representante de mais de 1.500 alunos que receberam o certificado do Programa ProJovem Trabalhador. Estes números são os números de formandos na capital, mas o programa já capacitou mais de dez mil alunos, em vários municípios do Piauí, somente em 2010.

“Se antes minha vida era apenas festas e diversão, hoje eu tenho muito mais responsabilidades. Tenho o meu próprio negócio, que apesar de pequeno já me ajuda bastante”, disse, em seu discurso, Otávio Lopes.

Exemplo como o de Otávio não são difíceis de encontrar. Segundo a secretária estadual de Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, os números deixam claro a excelência e os resultados do programa não só em Teresina, mas onde já foi implantado.

“O ProJovem está em 63 municípios do Estado e no ano de 2010 foram aproximadamente 10.00 alunos que tiveram a oportunidade de qualificação. Sem falar, que temos uma das menores taxas de evasão de todo o Brasil. Apenas 1,45%, enquanto em outros estados é difícil manter esta realidade”, falou Larissa Maia.

Além da inserção no mercado de trabalho, a secretária Larissa Maia também comemorou a aptidão que esses jovens adquiriram com a vertente empreendedora.

“Os cursos despertam essa vertente empreendedora dos nossos alunos. E temos que comemorar, pois além de alimentar o setor produtivo do novo Estado, este cenário é criado por pessoas jovens e qualificadas. A Qualificação anda de mãos dadas com a educação. E educação é sinônimo de cidadania”, enfatizou a Larissa Maia.

O governador Wilson Martins (PSB) disse que o Piauí vive um novo momento, com a chegada de grandes empresas, o surgimento de novos negócios e projetos para novos investimentos nos mais diversos setores. Para o governador, a instalação da Suzano é um exemplo e que os piauienses têm que estar preparados para a nova demanda de empregos que surgirá em curto e médio prazo.

“Não vamos perder tempo. Não podemos aceitar que estas empresas tragam profissionais de fora. Então, nós temos é que estudar. Nos aprimorar, qualificar e estar preparados para o grande número de empregos que deverão surgir nos próximos anos”, falou Martins.

“Nós estamos precisando de mão deobra qualificada e o ProJovem é um grande passo. Não existe presente, nem futuro, sem a juventude”, declarou.

Foram entregues os certificados dos arcos educacionais de Telemática, Esporte e Lazer, Transportes, Educação, Gestão de 3º Setor, Serviços Pessoais, Administração.

A coordenadora estadual do ProJovem, Lélia Eulálio Dantas, comemorou o fato de que o Piauí sempre atingiu uma meta importante do programa: desde 2008, o Estado sempre conseguiu que, pelo menos, 30% dos alunos conseguissem trabalho.

“Nos três últimos anos já atingimos 133 cidades. A nossa meta é levar o programa para todo o Piauí”, pontuou a coordenadora do ProJovem.

O Programa Projovem Trabalhador surgiu no Piauí através de convênio com Ministério do Trabalho e Emprego – MTE permitindo que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação, tenham acesso às ações de Cidadania, além de terem a oportunidade para a inserção no mundo de trabalho.

O programa tem como objetivo gerar e promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho. A intenção é a qualificação sócio-profissional com vistas na inserção das atividades produtivas.

 

Rede Estadual terá cursos de qualificação profissional básica

 

Pensando em facilitar ainda mais a entrada do jovem no mercado de trabalho, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seduc), firmou parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O convênio levará educação Profissionalizante para os alunos das escolas públicas estaduais.

Além da escolaridade, são exigidas experiência e qualificação profissional. Neste sentido, de acordo com o secretário Átila Lira, a intenção é levar até o aluno da rede estadual de ensino os cursos de qualificação profissional básica oferecido pelo SENAI.

O cronograma de atuação já foi montado e o objetivo é colocar uma instituição referência em educação profissionalizante como o SENAI dentro das escolas públicas estaduais. A expectativa é que o convênio esteja em funcionamento ainda esse semestre, a partir do mês de maio.

Serão abertas 25 turmas com diferentes especialidades em Teresina, Picos, Piripiri e Parnaíba. “O aluno terá a oportunidade de, ainda na escola, se preparar para enfrentar as dificuldades oferecidas pelo mercado. Eles receberão uma formação profissional adequada e, através dessas políticas públicas, poderão aumentar as chances de um caminho profissional de sucesso. Este trabalho na educação é prioridade do Governo Wilson Martins”, completou o vice-governador Moraes Souza Filho.

O estudante poderá escolher uma função para se qualificar de forma específica. O SENAI oferece cursos como auxiliar de produção, costureiro modista, confeiteiro, cabeleireiro, pequenos artefatos, construção civil, pedreiro, mecânico, costureiro industrial, eletricista, dentre outros.

Fonte:

http://www.meionorte.com/efremribeiro/projovem-vai-inserir-10-mil-alunos-no-mercado-de-trabalho-162057.html