ProJovem Urbano promove Ação Social
Dia 25/11/2009
Os alunos que integram as turma do ProJovem Urbano participam na próxima sexta-feira, 27, da 1ª Grande Ação Comunitária do projeto. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista para promover a integração entre os jovens, a comunidade e a escola, incentivando a qualificação profissional.
A Ação será realizada na escola Frei Arthur Agostini, rua Surumu, bairro São Vicente, das 18h30 às 22h30. A meta é envolver 900 alunos que integram o ProJovem Urbano em Boa Vista, além dos funcionários que atuam no projeto.
A programação inclui palestra sobre a importância da qualificação profissional, ministrada pelos parceiros do projeto. Além disso, a Prefeitura irá oferecer palestras com o tema Agente Comunitário, que abrange um dos eixos profissionalizantes oferecidos no ProJovem Urbano.
“Esta ação comunitária vai proporcionar uma interação entre os nossos alunos e a comunidade. Eles também terão a oportunidade de mostrar o que aprendem no programa, ressaltando a contribuição da qualificação profissional neste processo”, destacou a coordenadora do ProJovem Urbano em Boa Vista, Izaura Lima.
O evento terá ainda um momento cultural, quando os alunos do programa farão diversas apresentações culturais, mostrando o seu talento para a comunidade.
“O objetivo do ProJovem Urbano é desenvolver o protagonismo juvenil, fazendo com que esses jovens contribuam para o desenvolvimento das comunidades nas quais estão inseridos”, destacou Izaura.
O evento também será uma preparação para as aulas práticas dos arcos profissionalizantes, que serão realizadas no início do próximo ano, após as férias. Atualmente, a Prefeitura atende a 900 jovens com idade entre 18 e 24 anos no programa, que tem duração de dois anos. Neste período, eles irão concluir o ensino fundamental e também poderão aprender uma profissão.
Mostra Jovem
Os alunos do ProJovem Urbano também estão envolvidos nos preparativos da 1ª Mostra Jovem que será realizada pelo Governo Federal, na cidade de Brasília, em março de 2010.
Cada Município será representado por dois projetos desenvolvidos pelos jovens. Em Boa Vista, a equipe pedagógica do ProJovem Urbano fará uma seleção entre oito experiências de aprendizado, escolhendo quatro que serão sugeridas ao Governo Federal. Os dois projetos de Boa Vista serão escolhidos pela comissão nacional do ProJovem Urbano e apresentadas pelos próprios alunos durante o evento.