ProJovem Urbano forma 112 educadores no Piauí

09/05/2012

A capacitação aconteceu em dois pólos distintos.

 

A formação inicial de educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ProJovem Urbano, encerrou no último dia 4 de maio. A capacitação aconteceu em dois pólos distintos, formando 112 educadores sendo: Teresina com 12 municípios e 84 educadores e Oeiras com 4 municípios e 28 educadores.

Os professores irão atuar no programa nos municípios de José de Freitas, União, Altos, Miguel Alves, Barras, Batalha, Luís Correia, Piripiri, Pedro II, Oeiras, Colônia do Piauí, Santa Cruz do Piauí, São João do Piauí, Canto do Buriti, Amarante e Demerval Lobão, com o objetivo de integrar os alunos do ensino fundamental e qualificação profissional em um curso com duração de 18 meses.

“Seguindo um calendário nacional, o curso tem início no próximo dia 18 de junho nesses 16 municípios”, disse o Coordenador Geral do Projovem Urbano no Piauí, Márcio Lima. Ele disse ainda que 3.200 alunos vão participar desses cursos de qualificação profissional e terminar o ensino fundamental concomitantemente.

Para o Secretário de Educação do Estado Átila Lira, o Projovem faz parte das prioridades da Seduc. "Esse é um dos eixos a serem implementados de forma decisiva, pois trata-se de um programa inclusivo para os jovens que não concluíram os estudos'', declarou.

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

O Programa tem como finalidade proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre a formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; a Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; e a Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade. O programa oferece ainda um auxílio mensal.

As vagas são distribuídas nos 16 municípios. Para se matricular, o aluno deve ter idade entre 18 a 29 anos, saber ler e escrever e apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, Certidão de nascimento, histórico escolar e comprovante de residência.

Ao término do curso, o jovem receberá certificado equivalente ao ensino fundamental, ficando apto a cursar o ensino médio e certificado de qualificação profissional inicial.

 

Ascom Seduc

Fonte:

http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/4018