ProJovem Urbano é destaque

Publicação: 26 de Agosto de 2009 às 00:00

 

O titular da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva, visitou na manhã de ontem, o Centro Educacional Dom Bosco, localizado na Avenida Guaratinguetá, 715 no Conjunto Gramoré – Zona Norte de Natal. O local é utilizado para as aulas do ProJovem Urbano, desenvolvido pelo Governo do Estado.

O objetivo principal da visita do secretário foi acompanhar de perto a desenvoltura do projeto, assim como, ouvir o depoimento de cada aluno sobre a experiência vivenciada no programa. Fabian visitou as salas de aula, onde são realizadas as aulas teóricas, e acompanhou também as atividades práticas.

Para atender essa demanda o espaço é dividido em quatro laboratórios de informática, um ginásio de esportes coberto, uma sala de dança  e duas quadras ao ar livre. ”O maior desafio da administração pública é desenvolver projetos direcionados aos jovens. No caso do RN, o estado é destaque no país pelos baixos índices de evasão, o jovem aqui entende que existe um compromisso não só com sua qualificação. O resultado desse compromisso é a garantia nas vagas do mercado de trabalho”, afirmou. A assistente social e também coordenadora do programa, Érica Lopes, destacou que os alunos podem escolher a sua área de especialização nas diferentes habilidades: recreador, monitor de esportes e lazer, animador de eventos e agente comunitário. “Aqui você se especializa. Busca o curso que se identifica para praticar com prazer e satisfação”.

Além de fornecer informações necessárias para o crescimento profissional, o ProJovem Urbano oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para os inscritos participantes. O beneficiário, Claudio Alex, que reside próximo ao local que são ministradas as aulas ressaltou a relevância do beneficio: “Sou separado e tenho uma filha de três anos, estou desempregado e tenho esperança de conseguir um emprego quando sair daqui. Enquanto isso não acontece, o dinheiro que recebo vai ser destinado à pensão alimentícia, que é de minha responsabilidade”.

O Pró-Jovem Urbano é produto de uma sociedade entre o Governo do Rio Grande do Norte e o Governo Federal, com a finalidade de potencializar o grau de escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que concluíram o Ensino Fundamental, e paralelamente oferecer qualificação profissional para a inserção do jovem no mercado de trabalho. Só este ano foram investidos recursos da ordem de R$ 13 milhões, beneficiando cinco mil jovens de oito municípios potiguares.

 

 

Fonte:

http://tribunadonorte.com.br/noticia/projovem-urbano-e-destaque/123473