Projovem Urbano de Belford Roxo certifica mais alunos

10 de Janeiro de 2011

 

Novecentos e trinta alunos que concluíram o ensino fundamental através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) se formaram na noite da última sexta-feira (7/01), na Igreja Nova Vida de Heliópolis. A festa contou com a presença do secretário de Educação, Ronaldo Dias Justino, e da deputada federal Eliane Rolim. O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês.

O secretário Ronaldo Justino destacou que o Projovem de Belford Roxo é o que mais certifica alunos em todo o país. “Isso só é possível graças ao trabalho incansável da equipe do projeto, dos professores e da secretaria. Não posse deixar de agradecer também ao prefeito Alcides Rolim que acreditou na reformulação do Projovem no município e nos deu todo o apoio”, comentou o secretário.

“Vocês são campeões. Acreditaram e por isso hoje estão aqui. Acreditem nos seus sonhos. Nós, enquanto governo, podemos estender as mãos, mas são vocês que precisam dar os passos conquistar os objetivos”, ressaltou a deputada federal Eliane Rolim, que prestigiou o evento.

A coordenadora do programa, Viviane Cardozo, disse que 1.200 alunos estão freqüentando as aulas, e se formarão no final deste ano. “Estamos agora aguardando a autorização do Governo Federal para que possamos abrir novas vagas”, afirmou.

Fabíola Joaquim Barros, 29 anos, parou de estudar aos 12 porque não sabia a importância de ganhar conhecimento. “Só queria saber de bagunça e diversão. Agora tenho a consciência da importância de estudar, de que só através do estudo conseguimos um bom trabalho e vencer na vida”, disse Fabíola, que passou no fim do ano passado, em primeiro lugar, no processo seletivo para auxiliar de serviços gerais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Outro formando, Rodrigo Oliveira do Nascimento, 27, largou os estudos há 10 anos porque precisou trabalhar para ajudar a família. “Quero ser enfermeiro, e sem estudar é impossível. Agora posso iniciar o curso de técnico para avançar profissionalmente. Agradeço muito aos professores que são escelentes”, comentou.

O Projovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando a reinserção na escola, a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho, além da participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

O Projovem Urbano de Belford Roxo funciona nas escolas Maria das Dores Fuji da Silva, Márcia de Brito, Manoel Gomes, São Francisco, Julio César e Herculano de Matos, e nos Cieps Vinícius de Moraes, Constantino Reis, Simoine de Beauvoeir e Gustavo Capanema.

 

Baixada Fácil

 

Fonte:

http://www.baixadafacil.com.br/municipios/projovem-urbano-de-belford-roxo-certifica-mais-alunos-599.html