Projovem Urbano certifica 800 alunos no Agreste Meridional

04/06/2012

 

Cerimônia teve a presença do secretário de Educação do Estado

 

“Eu conquistei”. Foi com esse lema que 800 alunos participaram da cerimônia de certificação dos concluintes da 6ª entrada do programa Projovem Urbano, na tarde do último sábado (02). O evento aconteceu no auditório do Fórum de Justiça do Trabalho de Garanhuns, e contou com a presença do secretário de Educação, Anderson Gomes, para a entrega dos certificados.

Essa formação capacita os alunos entre 18 e 29 anos no ensino fundamental, trabalhando com a qualificação cidadã e qualificação inicial para o trabalho. “Estamos desenvolvendo nos jovens a busca pelos seus direitos e cidadania, dando a oportunidade de inseri-los no mercado de trabalho, como também incentivando a seguir em frente com o ensino médio”, diz o coordenador estadual do Projovem, Genílson Marinho.

“Estou levando mais comigo do que trazendo para vocês. É uma felicidade poder resgatar vidas dando oportunidade do direito ao cidadão. O Projovem estende a mão e leva essa juventude nessa longa estrada, mas com a certeza de um dia chegar ao fim e a um recomeço, que é a vida profissional”, pontua o secretário.

O Projovem também realiza sonhos e foi assim que foi descrito esse momento pela estudante Marcela Dias, de 28 anos, mãe de dois filhos, que perdeu o marido em um acidente há sete meses. “Esse é um momento importante na minha vida, presto uma homenagem ao meu marido que sempre me apoiou quando decidi voltar a estudar, e vou prosseguir com essa luta sabendo que um dia vou fazer meu curso de enfermagem e ser uma grande profissional”, relata.

Para o estudante que participará da Rio + 20, Nilson Dantas, de 29 anos a certificação significa uma etapa vencida. “É com grande expectativa que espero a Rio+20. Eu posso garantir que estou nascendo novamente. O Projovem me deu essa liberdade, olhando em volta vimos quantas vidas foram resgatadas, por isso que sempre falo que todo tempo é maravilhoso para um recomeço”, enfatiza.

 

Créditos: Alyne Pinheiro

 

Fonte:

http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=37&art=539