ProJovem Urbano: Alunos promovem palestra sobre
Inclusão Social
09/06/2009 23:12
IMPERATRIZ (ABN NEWS) - Na sexta-feira (05/06), na Escola Municipal Tocantins, às 19h, os alunos do Programa Nacional de Inclusão do Jovem (ProJovem) Urbano promoveram uma Palestra com o Tema: Inclusão Social e Solidariedade.
De acordo com o coordenador pedagógico do programa, Rodrigo Coelho, a iniciativa partiu dos próprios alunos que idealizaram o evento. “Inicialmente eles pensaram em realizar uma festa, mas queriam que fosse algo que tivesse relação direta com o programa”, disse.
Segundo o secretário Zesiel Ribeiro, a iniciativa aponta que o programa por meio da SEMED está obtendo resultados.
“A intenção é promover a inclusão social dos jovens em idade entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho. Assim, por meio de ações como esta, na qual os próprios alunos do programa sentem o desejo de abordar temas de relevância social como inclusão social e solidariedade, entendemos que o exercício da cidadania que também é uma das metas do ProJovem, começa dar frutos”, declara Zesiel.
O ProJovem Urbano tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre: Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade. Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas: a re-inserção dos jovens no processo de escolarização; a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho; a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e a ampliação do acesso dos jovens à cultura.
Fonte:
http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=48419