ProJovem Urbano

22.11.2011

 

Talvez muitos nunca tenham ouvido falar nesse nome. Trata-se do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Governo Federal em parceria com os governos municipais. Executado pela nossa gestão desde 2005, o Projovem Fortaleza já formou mais de 25 mil alunos, considerando-se o programa original, que se encerrou em 2008, e o Projovem Urbano, iniciado no mesmo ano.

O programa oferece oportunidade para que os jovens concluam o ensino fundamental e tenham uma iniciação profissional, além de receberem formação em diversas áreas, como Informática, Alimentação, Construção e Reparos, Metalmecânica, Telemática e Turismo. Inicialmente, eram atendidos jovens entre 18 e 24 anos. Na nova versão – o Projovem Urbano – a duração do programa foi ampliada de 12 para 18 meses e a faixa etária esticada para 18 a 29 anos, possibilitando aprofundamento de conteúdo e beneficiando mais pessoas.

Em Fortaleza, o Projovem Urbano atende aos jovens de todas as Regionais, estando presente em 51 bairros diferentes. Entre esses bairros, aqueles considerados os mais violentos da cidade. E os jovens são o público mais atingido por essas estatísticas. São eles os que mais sofrem a violência, os que mais morrem e são ainda os que mais sofrem a discriminação criada pela insegurança.

Esses dados refletem uma carência histórica por políticas públicas voltadas para a juventude. Um quadro que o nosso governo, desde 2005, trabalha cotidianamente para mudar, através de projetos e ações realizados pela Coordenadoria Municipal de Juventude. O ProJovem Urbano é mais um deles. Ontem, no ginásio Paulo Sarasate, a Prefeitura de Fortaleza formou cerca de 4000 jovens através do programa. Aqueles que, em 2010, tiveram sua aula inaugural com o ex-presidente Lula no mesmo local. Sem dúvida, uma grande conquista na vida desses garotos e garotas, que muito nos orgulham. Porque, como dizia Gonzaguinha, “eu vou à luta com essa juventude que não foge da raia a troco de nada!”.

 

Fonte:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/11/22/noticiaopiniaojornal,2339808/projovem-urbano.shtml