Projovem ultrapassa meta de inserção no mercado de trabalho       

13-Mar-2010 

 

A Sônia de Capelinha, as irmãs Leidiane e Lidiane, de Montes Claros, o Fernando de Urucuia, a Simone de Botumirim e o Ricardo de Pirapora. Estes são alguns dos mais novos trabalhadores das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais. Eles concluíram os cursos do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã e representam uma parcela dos 5.187 jovens que conquistaram seu lugar ao sol: uma vaga no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, Simone Pereira, quase a metade dos 12 mil jovens capacitados pelo programa já estão trabalhando, resultados que merecem ser comemorados pelo estado de Minas Gerais. “A meta estabelecida pelo programa é de que 30% dos alunos sejam encaminhados ao mercado de trabalho. Aqui em Minas nós superamos essa porcentagem, inserindo 46,6% dos jovens, por meio de parcerias com a iniciativa privada”, destaca.   O programa, desenvolvido por meio de parceria entre os governos Federal e Estadual, prepara jovens para o mercado de trabalho, em ocupações alternativas geradoras de renda.

Sônia Macedo Martins, 19 anos, de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, fez o curso de Auxiliar Administrativo e está empregada. “Terminei um estágio que consegui durante o Projovem e, no dia seguinte, fui contratada para trabalhar em uma loja da mesma rede comercial. O curso que fiz foi dividido em quatro módulos: administração, arquivista, almoxarifado e office girl, o que me deu experiência para ser uma funcionária coringa. Faço um pouco de tudo”, relata.

Silas Lopes é outro exemplo. Com a formação em mecânica de autos concluída, ele conseguiu o emprego de auxiliar de mecânico de automóveis em uma concessionária de veículos de Montes Claros. “Por meio do Projovem pude entrar no mercado de trabalho. Estudei, me dediquei e valeu muito a pena. Estou com sentimento de dever cumprido”, afirma.

Diferente de Sônia e Silas, as irmãs gêmeas Leidiane e Lidiane Queiroz Silva optaram por abrir um negócio próprio. Após concluírem o curso de Serviços Pessoais, elas abriram um salão de beleza em Montes Claros. “Hoje temos um salão de beleza só nosso, o salão Lidi e Leidi. Trabalhamos para embelezar e deixar as pessoas mais felizes. O curso é uma grande oportunidade que nos foi dada de crescer profissionalmente e tenho certeza que outros jovens, como nós, também estão realizando os seus sonhos”, diz Leidiane.

 

Projovem 2010

 

Em Minas Gerais o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã está sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

O cadastramento de turmas para o Projovem 2010, já está em andamento em Minas Gerais. Este ano, puderam se credenciar não só prefeituras, como também entidades de interesse coletivo.

São beneficiados pelo programa jovens com idade entre 18 a 29 anos, desempregados, que fazem parte de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. Outra exigência é que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou médio.

Os cursos disponíveis são Administração, Serviços Pessoais, Construção e Reparo, Saúde, Metal Mecânica, Telemática, Agroextrativismo, Gestão Pública e Terceiro Setor (Empreendedorismo Rural), Vestuário, Alimentação, Madeira e Móveis, Arte e Cultura, Turismo e Hospitalidade, Percussão, Serviços Domésticos, Esporte e Lazer.  

Os alunos recebem também noções de ética e cidadania, direito trabalhista, educação ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida, formação de cooperativas, prevenção de acidades de trabalho, valores humanos e inclusão digital, sendo que cada curso tem carga horária de 350 horas/aula.

A primeira edição do Projovem aconteceu em 2009 e foram atendidos, em Minas Gerais, 12 mil jovens de 190 municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado, com investimento mensal de R$1,6 milhão, sendo 20% de contrapartida do Estado.

 

 

Fonte:

http://www.correiodoslagos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4346&Itemid=1