Projovem Trabalhador forma primeiras turmas em Bragança.

29.12.2010

 

Promover a criação de oportunidade de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social, por meio da qualificação sócio-profissional com vista à inserção na atividade produtiva, é o objetivo do ProJovem Trabalhador que foi encerrado na noite de sexta-feira,(10) no Lyons Club de Bragança.

O projeto é uma realização do Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho em parceria com a Prefeitura  de Bragança através da SEMTRAPS, Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social. O mesmo visa o aumento efetivo das chances da juventude ingressar no mundo do trabalho.

Para o jovem, além do curso que ofereceu várias oficinas e a capacitação para o ingresso no mercado de trabalho, eles receberam um  auxílio financeiro de R$100,00 durante os seis meses do Curso.

A noite foi de festa e de muita emoção por parte dos concluintes e autoridades que prestigiaram o evento. Todos os 560 jovens dos Cursos se fizeram presentes devidamente uniformizados reunidos na platéia em grupos correspondentes aos seus respectivos cursos, que foram: Beleza e Estética; Construção e Reparos; Madeiras e Moveis; Pesca e Piscicultura; Serviços Domiciliares e Turismo e Hospitalidade. A cerimônia contou com várias homenagens tanto aos promotores do evento, quanto aos alunos.

O aluno José Ronaldo Silva Ferreira, representando os cluintes, emocionou os presentes com suas palavras que traduziram sua profunda alegria e gratidão pela a oportunidade oferecida a ele e aqueles jovens em se qualificarem  para o mercado de trabalho, haja vista a grande dificuldade de conseguir o primeiro emprego.

Senhora Rosa Helena Oliveira, Secretária Municipal de Trabalho e Promoção Social, agradeceu aos parceiros, professores e coordenadores por mais uma conquista alcançada pelo social no município e renovou seu compromisso de estender o programa para mais jovens em 2011.

O Prefeito Edson Oliveira, mais uma vez se emocionou em afirmar que sua maior obra está no Social. Pois, as edificações de prédios públicos já executadas em seu governo, são importantes, Mas, o seu maior investimento é promover cidadania pela inclusão social dos menos favorecidos.  O gestor contou um pouco de sua vida. Quando jovem, ele ajudou a mãe a entregar salgados nas lanchonetes e bares da cidade e aprendeu com ela a guardar suas economias e investir o próprio negócio, nascendo assim, o empresário Edson Oliveira.

Presente a Cerimônia, o deputado federal Zequinha Marinho, responsável em trazer o Projeto para Bragança, disse de sua satisfação em poder contribuir para a formação profissional dos jovens para o mercado de trabalho. O parlamentar elogiou a coordenação do curso e se comprometeu em renovar o convênio para o próximo ano.

 

Houve sorteio de brindes ofertados por empresários parceiros do Projovem Trabalhador, lanches aos alunos, apresentação cultural do Projovem Adolescente e show com a Banda Pé de Cana.

 

Fonte:

http://www.braganca.pa.gov.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=769%3Aprojovem-trabalhador-forma-primeiras-turmas-em-braganca&catid=1%3Anotas&Itemid=38