ProJovem Trabalhador dá oportunidade a 1155 jovens de Ananindeua

29/04/2011

 

Mais de 400 jovens de Ananindeua receberam ontem (28) os diplomas do ProJovem Trabalhador e saem do programa preparados para o mercado de trabalho. Com a formatura dessas turmas, o número de jovens capacitados pela iniciativa é de aproximadamente mil profissionais.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do Seminário Pio X, na BR 316, e contou com a presença de autoridades, professores, pais e alunos. Durante seis meses, esses jovens foram profissionalizados nas áreas de administração, comunicação e marketing social, telemática (comunicação via telefone e meios digitais), beleza e estética, construção e reparos, vestuário, e madeira e móveis.

Os cursos qualificaram uma nova safra de mão de obra para o município, que vem apresentando altos índices de criação de emprego e renda. Além da qualificação, os alunos foram orientados para a busca por emprego e apresentados a noções de empreendedorismo, temas permeados por lições de cidadania.

“Hoje a grande dificuldade é de inserir os jovens no mercado de trabalho. Não adianta atrairmos empresas e indústrias para o município, se não investirmos na qualificação dos profissionais”, avaliou a deputada federal Elcione, que junto ao deputado federal Zequinha Marinho, garantiu o direcionamento dos recursos para execução do projeto no Pará.

Após a preparação oportunizada pelo ProJovem, os formandos terão, ainda, um acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho de Ananindeua para inclusão no mercado de trabalho. Dos 1.155 formandos, 10% ocupa um posto de trabalho formal.

Todos poderão ter acesso aos demais serviços do município que permitem a continuidade da formação profissional, como o cursinho Pré-Vestibular e os cursos do Instituto Federal do Pará. As ações procuram dar oportunidades, promovendo alternativas positivas de vida.

“O jovem tinha dois caminhos: o da violência e criminalidade ou o da falta de trabalho e da fome. Com o ProJovem Trabalhador, apresentamos uma terceira via, que é a da oportunidade de se qualificar, trabalhar e contribuir para o desenvolvimento do município”, ressaltou o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho.

Abrir novos horizontes aos cidadãos com idade até 29 anos é papel do programa. Novos horizontes como os que se abriram a Antônio Marcos Silva, de 23 anos, concluinte do curso de construção e reparos.

O bom desenvolvimento nas aulas, o levou rapidamente a um processo seletivo em uma grande construtora, que o contratou. “No início do curso, eu não esperava que conseguiria um emprego tão rápido. Mas agora estou muito feliz”, declarou o rapaz que conquistou o primeiro emprego com carteira assinada.

Fonte:

http://blogdochicao.com.br/?p=2894