ProJovem tem 7 mil vagas em cursos de qualificação

ProJovem Trabalhador começou no mês de agosto e as aulas seguem até dezembro

  29/09/10

Os 7 mil jovens que participam dos cursos gratuitos do ProJovem Trabalhador em Curitiba começaram a fase da qualificação profissional nesta segunda quinzena de setembro. Ao todo são sete cursos para jovens com idades entre 18 a 29 anos de Curitiba e região metropolitana. O ProJovem Trabalhador começou no mês de agosto e as aulas seguem até dezembro.

"É uma grande oportunidade. Eu tinha noções básicas de informática e agora estou aprendendo coisas novas. Vai ajudar para entrar no mercado de trabalho", disse Vinícius Gonçalves, de 18 anos. Ele mora no Bairro Alto e faz o curso de telemática.

O programa tem recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e contrapartida da Prefeitura de Curitiba. A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego é a coordenadora e gestora do programa em Curitiba. Além do conhecimento, os jovens recebem uma bolsa auxílio de R$ 100, lanche e vale-transporte para se deslocar aos locais das aulas.

Duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) foram escolhidas por licitação para ministrarem os cursos em Curitiba: a Sociesc -Sociedade Educacional Santa Catarina e a Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer. A Sociesc é responsável pelos cursos de administração, construção e reparos, e transporte.

A Reimer dá os cursos de telemática, beleza e estética, turismo e hospitalidade, e esporte e lazer. Os cursos têm duração de 6 meses, sendo que 7 semanas são de qualificação social (100 horas/aula), e 17 semanas de qualificação profissional (250 horas/aula).

Para o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, o ProJovem Trabalhador é também um programa de inclusão social. "Esse é um programa para o jovem que busca uma colocação no mercado de trabalho. Em geral, é a sua primeira colocação. O primeiro emprego é uma de nossas preocupações centrais. O programa é voltado para pessoas que vêm de famílias carentes e que podem estar expostas a riscos sociais por não terem emprego", disse.

 

Oportunidade

O curso de beleza e estética atraiu muitas jovens que querem trabalhar nessa área. Dryelle Luany Machaki, 19, sai de Araucária, região metropolitana, até o Alto da XV para ter aulas do ProJovem.

“Quero abrir um salão para trabalhar. Estamos tendo aulas de massagem linfática e drenagem. São cursos caros, se fosse para eu fazer sozinha não teria condições", disse. Miryan Versati, 28, mora no bairro Lindóia, em Curitiba, e está aproveitando o curso. "A bolsa de estudo ajuda na compra do material para as aulas práticas", disse.

 

Isadora Silva, 22, de São José dos Pinhais, também está empolgada com o curso. "Já aprendi bastante. Várias meninas da minha turma já tiveram indicações para trabalhar", disse. As aulas dos sete cursos seguem até o dia 22 de dezembro.

 

Fonte:

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=158744&t=projovem-tem-7-mil-vagas-em-cursos-de-qualificacao