ProJovem passa a atender 405 jovens em Caçador

20.10.2010

 

A prefeitura de Caçador, em parceria com o Ministério do Trabalho e através da Cooperativa de Profissionais e Serviços (COOPESC) realizou na noite de ontem (7) o lançamento oficial do Programa ProJovem Trabalhador.

O evento, que aconteceu no teatro da Uniarp, beneficiará jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente desempregados ou que não estejam atuando com carteira assinada, em diversos cursos oferecidos gratuitamente. Serão seis meses de qualificação, totalizando 350 horas, onde cada participante receberá, mensalmente, uma bolsa de estudo de R$ 100, além de todo o material didático e lanche nos horários de aula. Após a capacitação, a Lei determina que pelo menos 30% dos participantes sejam inseridos no mercado de trabalho.

A princípio o programa ofereceria para Caçador o total de 300 vagas, porém, será possível qualificar o total de 405 jovens nos cursos de administração, alimentação, beleza e estética, comunicação e marketing social, madeira e móveis, metal-mecânica, saúde e turismo. “Estamos satisfeitos com mais esta conquista, principalmente porque vamos oportunizar também a inserção de pessoas com deficiências, as quais terão a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho”, afirma o prefeito Saulo Sperotto.

Para Saulo, o ProJovem será uma ferramenta importante na qualificação da mão-de-obra em nosso município. “O mercado de trabalho esta cada vez mais exigente e estar qualificado é uma necessidade para quem deseja estar inserido nele. O ProJovem, juntamente com os cursos do Instituto Federal que serão iniciados nos próximos meses, são ferramentas importantes para termos um ensino qualificante e preparar os nossos jovens para uma profissão” completa.

Para o secretário geral da COOPESC, Jairo Luiz, em todo o estado foram destinadas três mil vagas pelo programa federal, sendo Caçador destaque por ter conquistado um bom número delas. “Caçador está de parabéns por esta conquista, pois muitos municípios que queriam o programa não conseguiram, ou aqueles que conquistaram foi com um número de vagas bem inferior”, destaca, informando ainda que para concluir no curso os alunos precisam ter 75% de freqüência e usar a camisa do Programa no período em que estiveram em sala.

 

Fonte:

http://www.cacador.sc.gov.br/portalhome/index.php/noticias/gabinete/389-projovem-passa-a-atender-405