Projovem em São Gonçalo: 150 já fizeram a inscrição

Enviado por Marcela Freitas e Rafael Godinho 29/3/2010 20:18:29

 

 

No primeiro dia de inscrições do Projovem Trabalhador, 500 pessoas compareceram, na última segunda-feira (29), ao polo de cadastros, em São Gonçalo, mas apenas 150 conseguiram efetivar a matrícula nos cursos profissionalizantes, por apresentarem toda a documentação exigida.

Em visita ao polo de inscrição, o secretário municipal de Trabalho, Henrique Porto, anunciou que 140 vagas do curso de beleza e estética serão destinadas às detentas da carceragem da 72ª DP (Mutuá). A iniciativa tenta dar dignidade e oportunidade às mulheres presas na cidade.

“O objetivo do Projovem é qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. Muitas vezes essas mulheres saem das prisões e não conseguem oportunidade aqui fora por não terem cursos de qualificação. Vamos elevar a auto-estima dessas mulheres que poderão sair empregadas após cumprir suas penas”, explicou.

Das sete mil vagas, também há oportunidades para deficientes visuais. “Temos um milhão de habitantes e 50 % são jovens com baixa escolaridade. Com esses cursos eles terão a chance de saírem empregados, já que o nosso acordo com o Ministério do Trabalho prevê a contratação de 2.100 pessoas. Esperamos, no entanto, empregar 2.500 alunos só este ano”, disse.

A dona de casa Daniele Medeiros Oliveira, 25 anos, moradora do Barro Vermelho, acredita no primeiro emprego. “Me inscrevi para o curso de beleza e estética porque já sei fazer cabelo e maquiagem. Com o certificado será mais fácil conseguir um chance no mercado de trabalho”, ressaltou.

Já a estudante Carla da Silva, 21, moradora do Porto Velho, pretende abrir seu próprio negócio. “Vou fazer o curso de cabeleireira e tenho certeza que vou sair empregada. Depois pretendo abrir meu próprio salão”, revelou.

 

 

Atenção aos documentos exigidos

 

Podem participar do programa jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. São 15 cursos disponibilizados e, durante os seis meses de aulas, os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 100, além de material didático gratuito e RioCard.

O local de inscrição é Rua Vicente de Lima Cleto, 390, Nova Cidade. Os interessados devem levar os seguintes documentos (original e cópia): identidade, CPF, comprovante de residência, declaração escolar ou histórico, carteira de trabalho, título de eleitor, duas fotos 3 x 4 e certificado de reservista (homens). As inscrições vão até a próxima segunda-feira (5). 

 

 

 

Fonte:

http://www.osaogoncalo.com.br/servi%C3%A7os/2010/3/29/10499/projovem+em+s%C3%A3o+gon%C3%A7alo:+150+j%C3%A1+fizeram+a+inscri%C3%A7%C3%A3o+