Projovem de Nova Iguaçu (RJ) já empregou 1.600 alunos

02 de outubro de 2011

 

“Assim que a prefeita Sheila Gama assumiu o governo, determinou que enviássemos  imediatamente o projeto do Projovem para Brasília. Apesar das dificuldades, hoje temos cerca de 1.600 alunos no mercado de trabalho, 800 só em nossa cidade”. A afirmação é do secretário de Trabalho de Nova Iguaçu, Anselmo Jund, ao participar, no último dia 17 de setembro, no auditório da Universidade Estácio de Sá, campus Nova Iguaçu, da cerimônia de entrega de certificados a 1.915 concluintes dos cursos da primeira etapa do Projovem Trabalhador no município, realizado em parceria com a Fundação Trompowsky. Em outubro, mais 2 mil jovens receberão os certificados.

O secretário acrescentou que a idéia é colocar 1.500 jovens trabalhando em Nova Iguaçu dentro de pouco tempo. “O município está em desenvolvimento e com certeza muitos postos de trabalho serão criados”, completou. O Projovem Trabalhador ofereceu, durante seis meses, cursos de reparos prediais, vendedor, vestuário, manutenção de edificações, pintor, cabeleireiro e escovista, manicure e pedicure, cozinheiro auxiliar, ladrilheiro, auxiliar de promoção de vendas, costura e assistente de vendas (automóvel e autopeças).

Lynara Conceição, 18 anos, fez o curso de manicure e está otimista. “Gostei muito. Pretendo conseguir logo um emprego nesta área”, comentou a jovem. Já Thiago de Lima, 21 anos, utilizou o curso de eletricista para se aperfeiçoar. “Tinha noções básicas. Mas agora, com esta qualificação, ficará mais fácil de conseguir uma oportunidade no mercado”, ressaltou.

Também foram contemplados com diplomas de honra ao mérito instrutores que se destacaram na tarefa de passar conhecimento aos alunos, além de 12 instituições, das 18 que cedem espaço físico para a iniciativa.

A secretária municipal de Educação, Dilcéia Quintela, presente ao evento, disse que as escolas da rede municipal oferecerão as instalações para que os cursos sejam ministrados. No primeiro trimestre de 2012, devem ser oferecidas mais 7 mil vagas para os cursos do Projovem Trabalhador na cidade de Nova Iguaçu. Também participaram da cerimônia o subsecretário municipal de Educação, Reinaldo Moreira,  e o coordenador da Fundação Trompowsky, Ubiratan Guedes, entre outras autoridades.

O Projovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho direcionado a jovens desempregados, de 18 a 29 anos e membros de famílias que tenham renda por pessoa de até meio salário mínimo, para que consigam entrar no mercado de trabalho.

 

Fonte:

http://www.pdt.org.br/index.php/noticias/projovem-de-nova-iguacu-rj-ja-empregou-1-600-alunos