Projovem certifica 500 alunos em Teresina

08/04/2011

 

Com 20 anos, Antônio Otávio Lopes montou recentemente o seu primeiro negócio.  As duas barraquinhas de guaraná da Amazônia no Bairro Renascença II, zona sudeste de Teresina, são hoje o principal ofício do jovem que iniciou no ano de 2010 aulas no Programa Pro Jovem. A ideia nasceu, segundo Otávio, a partir de uma aula da disciplina de administração que foi vista no curso.

“Acredito que as aulas do Projovem me ajudaram muito, principalmente, porque eu aprendi noções de administração e a forma correta de como  lidar com as pessoas. Além disso,  deixei de lado festas e farras e passei a pensar  muito mais no meu futuro”, disse confiante o certificado.

Justamente com Antônio Otávio, mais de 500 alunos do Projovem Trabalhador na cidade de Teresina receberam seus certificados, no Palácio de Karnak, na última quinta-feira (7), nas áreas dos arcos educacionais de Telemática, Esporte e Lazer, Transportes, Educação, Gestão de 3º Setor, Serviços Pessoais, Administração.

Na oportunidade, a secretária Larissa Maia destacou que os números deixam claro a excelência e os resultados do programa não só em Teresina, mas onde já foi implantado. “O Projovem está em 63 municípios do Estado e no ano de 2010 foram aproximadamente 10.00 alunos que tiveram a oportunidade de qualificação. Sem falar, que temos uma das menores taxas de evasão de todo o Brasil, em apenas 1, 45%”, ressaltou a professora.

Ainda em seu discurso, Larissa Maia destacou que 32% desse alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. “Além disso, os cursos despertam a vertente empreendedora dos nossos alunos além de alimentar o setor produtivo do novo Estado por pessoas jovens e qualificadas. A Qualificação anda de mãos dadas com a educação e a educação é sinônimo de cidadania”, enfatizou a secretária.

O governador Wilson Martins também falou da satisfação de ver um investimento do Estado se transformando em resultado. “Nosso estado só cresce com capacitação. E é isto que vejo aqui: crescimento”, avaliou Martins.

 

PRO JOVEM

 

O Programa Projovem Trabalhador surgiu no Piauí através de convênio com Ministério do Trabalho e Emprego – MTE permitindo que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação, tenham acesso às ações de cidadania, além de terem a oportunidade para a inserção no mundo de trabalho.

O programa tem como objetivo gerar e promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho. A intenção é a qualificação sócio-profissional com vistas na inserção das atividades produtivas.

 

Fonte:

http://45graus.com.br/projovem-certifica-500-alunos-em-teresina,geral,79189.html