ProJovem abre matrículas em dezembro

Escola Estadual Dom Aquino Correa será um pólo do ProJovem em TL

Laura Massunari

27/11/2008 - 14h15

 

 

Estão abertas, a partir da próxima segunda-feira (1º de dezembro), as matrículas para o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens). O objetivo do programa é levar jovens fora da idade escolar, sem ensino fundamental, desempregados e sem qualificação profissional de volta à escola.

Para fazer a matrícula, é necessário ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o Ensino Fundamental. No ato da matrícula, o jovem deve apresentar a carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF e um comprovante de residência.

O curso tem duração de 18 meses, e combina, de forma inovadora, a formação do Ensino Fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. O aluno recebe bolsa de R$ 100 mensais e merenda escolas; a freqüência deve ser de no mínimo 75%.

 

TL

Em Três Lagoas, a Escola Estadual Dom Aquino Correa será um dos núcleos do ProJovem. Segundo informações da direção da escola, serão abertas 150 vagas, para 5 salas; serão ministradas 5 disciplinas básicas, mais as disciplinas técnicas. Serão criados 23 empregos federais: professores e técnicos que ministrarão o curso serão selecionados pelo MEC (Ministério da Educação).

Para mais informações, basta procurar a coordenadora Vanda, no período noturno. As inscrições se encerram em janeiro de 2009. A Escola fica à Avenida Clodoaldo Garcia, 723. Informações pelo telefone 3524-2784.

 

No Brasil

No Brasil, foram abertas cerca de 250 mil vagas em todo o país. O ProJovem foi reformulado no final do ano passado: ampliou a faixa etária dos beneficiados (de 24 para 29 anos) e abriu possibilidade de matricula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que antes não era possível.

O ProJovem unificou os programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Na configuração atual, divide-se em quatro modalidades: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Adolescente e ProJovem Trabalhador - sob gestão dos Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento e Combate à Fome.

 

 

Fonte:

http://www.hojems.com.br/MAT-4915-23679-PROJOVEM+ABRE+MATRICULAS+EM+DEZEMBRO.htm