ProJovem: 600 vagas no Rio

Programa ainda recebe inscrições. Participantes têm bolsa de R$ 100

09/03/2009 01:35:00

 

 

Rio - Ainda restam cerca de 600 vagas no programa ProJovem Urbano no Estado do Rio de Janeiro. É oportunidade para estudantes que querem aliar qualificação profissional e conclusão do Ensino Fundamental. Cada participante receberá bolsa-auxílio de R$ 100 mensais durante o curso, que tem duração de 18 meses. Além de concluir a formação regular, os alunos têm a chance de obter treinamento para o mercado de trabalho.

Entre os cursos em oferta, estão os de pintor, ladrilheiro, chapista, manutenção de edificações, telecomunicações, sistema de segurança, manicura e pedicura, vendedor ambulante e eletricista de instalações, entre outros.

O governo do estado, que executa o programa por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, está próximo de cumprir a meta de cinco mil jovens matriculados. Na última sexta-feira, foi publicada no Diário Oficial a lista com todos os professores inscritos para dar aulas de Ensino Fundamental. No edital, constam nomes dos aptos ou não.

Dos 16 municípios que inicialmente serão beneficiados pelo programa, ainda restam vagas em Queimados, Seropédica, Paracambi, Itaguaí, Mesquita, Mangaratiba, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Quissamã e Silva Jardim. Para se inscrever nas secretarias municipais de Assistência Social ou de Educação, os interessados devem ter idades entre de 18 a 29 anos. É preciso levar cópias da carteira de identidade e do comprovante de residência, além de declaração e histórico escolar.

“Após a conclusão dos cursos é que começa, de verdade, o trabalho, que é procurar oportunidade de emprego. Sabendo disso, reafirmo que os interessados não percam tempo e procurem se matricular o mais rápido possível. Os resultados virão, ainda mais com formação aliando Ensino médio e qualificação profissional”, destaca Ronald Ázaro, secretário de Trabalho e Renda.

Para facilitar as inscrições, a secretaria terá equipes de hoje a quinta-feira nos municípios onde os cursos serão executados.

 

 

Fonte:

http://odia.terra.com.br/economia/htm/projovem_600_vagas_no_rio_234697.asp