Projetos científicos de escolas do ensino médio serão premiados

18/05/2007 14:03

Em 2005, os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon, do município de Vilhena, Rondônia, perceberam que a maior parte dos alunos tinha baixo índice de massa corporal (IMC). “Grande parte deles comia apenas a merenda escolar”, contou a professora de ciências e biologia Marta Mont'serreat. A partir dessa constatação, os professores juntaram-se aos alunos e montaram um projeto de ciências sobre reeducação alimentar que previa atitudes simples, como o reaproveitamento de cascas e o plantio de uma horta.

O projeto, que reduziu drasticamente o quadro de subnutrição dos alunos, foi o vencedor da categoria nacional da segunda versão do Prêmio Ciências no Ensino Médio.

Este ano, as escolas públicas de ensino médio já têm mais um motivo para caprichar em seus projetos de ciências. A partir de 11 de junho, estarão abertas as inscrições para a terceira edição do prêmio. Ao todo, 39 escolas de todo o País serão contempladas com valores que vão de R$ 25 mil a 60 mil.

O prêmio será entregue a 27 escolas na categorias estatal (uma por estado); dez na categoria regional (duas para cada região brasileira); e duas na categoria nacional para os dois melhores projetos. Podem ser inscritos projetos de todas as áreas do conhecimento. 

Entre os quesitos avaliados para a classificação das escolas estão a relevância e a continuidade do projeto. No caso de Vilhena, por exemplo, a experiência extrapolou os limites da escola e foi levada a todo o município. As mães de alunos foram envolvidas no projeto e ganharam livros de receitas. “Nós também as ensinamos a plantar uma horta no espaço disponível em casa”, relatou a professora Marta. O projeto foi desenvolvido e teve continuidade. Prova disso é a horta, que continua sendo cultivada na escola, e a saúde dos alunos, que agora estão com o peso normal. 

O edital do 3º Prêmio Ciências no Ensino Médio e mais informações podem ser obtidos na página eletrônica da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

Ana Guimarães