Projeto capacita mulheres de baixa renda

16/05/2008 11:30

 

Representantes do projeto Mulheres Mil: Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável vão participar da segunda visita técnica ao Canadá, que começa neste domingo, 18, e se estenderá até 7 de junho. A comitiva brasileira conhecerá as experiências da Association of Canadian Community Colleges (ACCC) — Associação das Universidades Comunitárias Canadenses — nas áreas de processamento de alimentos, pesca, artesanato e reciclagem de lixo. As instituições são especializadas em capacitar mulheres de baixa renda para o exercício de uma profissão.

O grupo brasileiro é formado por integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet) e dos centros federais de educação tecnológica (Cefet) de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Tocantins. O intercâmbio de conhecimentos ajudará a aprimorar e a fortalecer os 13 projetos desenvolvidos nas regiões Norte e Nordeste. Uma das metodologias repassadas pelas escolas canadenses é o Sistema de Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia (Arap), que consiste no mapeamento e na certificação dos conhecimentos adquiridos pelas pessoas no decorrer da vida.

O projeto beneficiará mil mulheres com baixo índice de escolaridade, desempregadas e sem qualificação. Nos Cefets de Fortaleza, Manaus, Roraima e Bahia, a capacitação já começou. Nos demais, o início está previsto para junho. Em cada estado, a formação está sintonizada com a realidade econômica e social. Serão profissionalizados grupos nas áreas de alimentos, turismo, artesanato, pesca e confecção. As alunas também receberão informações sobre mercado de trabalho, cooperativismo, sustentabilidade e empreendedorismo e serão estimuladas a criar cooperativas ou associações solidárias. A meta é que o Mulheres Mil se transforme em política pública a ser implementada em todos os Cefets.

Cooperação — O projeto é executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense. No Brasil, é implementado por Setec, Redenet, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, Conselho Nacional dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet) e Cefets. O governo canadense é representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida) e pela ACCC.

 

Assessoria de Imprensa da Setec

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=com_content&task=view&id=10515&interna=6