Programa vai alfabetizar 10 mil pessoas no DF neste ano

Ações, que serão lançadas pelo governo local, na próxima sexta-feira, visam criar 500 turmas em 2011. Até 2014, meta é formar 65 mil

 

Será lançado na próxima sexta-feira (8) o programa DF Alfabetizado, pela Secretaria de Educação. O objetivo é alfabetizar 10 mil pessoas a partir da criação de 500 turmas, ainda neste ano. Para atingir essa meta, a secretaria contará com a participação de várias entidades públicas e organizações sociais. Até o final do programa, o órgão pretende alfabetizar 65 mil brasilienses por meio da criação de 3.250 turmas nos períodos de 2011/2014.

De acordo com as informações da pasta, haverá uma ação prioritária em três territórios com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo do DF: Estrutural, Itapoã e Sol Nascente/Pôr do Sol (Diretoria Regional de Ceilândia). “As estratégias de ação contemplam a territorialidade e consideram que a escola pública seja a responsável pela alfabetização em sua área geográfica de abrangência. Ainda preveem que a alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos não se separem”, informa o órgão.

O intuito é ampliar a oferta na rede pública do DF e vincular a matrícula do alfabetizado na escola mais próxima do local onde estiver ocorrendo a ação alfabetizadora. A matrícula no DF Alfabetizado vai ocorrer a qualquer período. A garantia da oferta de vagas para a continuidade de estudos na rede pública de ensino em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e regular cumpre o que determina a Lei Orgânica do Distrito Federal. Será trabalhado um currículo contextualizado com o mercado de trabalho.

 

Fonte:

http://coletivo.maiscomunidade.com/conteudo/2011-07-06/educacao/5306/PROGRAMA-VAI-ALFABETIZAR-10-MIL-PESSOAS-NO-DF-NESTE-ANO.pnhtml