Programa destina recursos para escolas públicas estaduais

24/04/2008 18:17:29

 

O Ministério da Educação apresentou na última quarta-feira, 23, e nesta quinta, 24, o programa Brasil Profissionalizado no Espírito Santo e Ceará, segundo e terceiro estados a solicitar recursos do programa. O Piauí foi o primeiro a fazer a solicitação. Com o Brasil Profissionalizado, o MEC vai investir R$ 900 milhões nos próximos quatro anos (2008-2011) na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional.

Durante a apresentação do Brasil Profissionalizado em Vitória, na quarta-feira, 23, representantes do MEC orientaram os gestores locais e receberam as demandas de adesão ao programa. Os estados que possuam rede de ensino médio ou de educação profissional de nível médio e tenham assinado o Compromisso Todos pela Educação podem solicitar adesão ao programa. Os recursos do MEC também podem ser utilizados na aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios de formação de professores na área de ciências.

De acordo com Irineu Colombo, diretor de Articulação Institucional da Setec, o Governo do Espírito Santo vai escolher as áreas dos cursos que serão ofertados nas escolas públicas, de acordo com a demanda por mão-de-obra, e elaborar os projetos. “A escolha dos cursos dependerá dos arranjos produtivos locais”, explicou. “O MEC analisa o pedido e define se vai investir recursos diretos, incentivar parcerias com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ou fornecer assistência técnica.”

Colombo afirmou ainda que, dependendo do curso que o Governo do Estado quiser implantar, o Cefet-ES ou a UFES poderão atuar na formação dos professores da rede estadual. Além disso, a estrutura do Cefet servirá como referência para criação de laboratórios. “Pretendemos implantar laboratórios básicos de química, física, biologia, matemática e informática”, observou.

O secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Corrêa Rocha, ressaltou a importância do programa para o Estado. “Com esse financiamento direto do MEC nas escolas estaduais, a comunidade será a grande beneficiada”, disse.

Ceará – Nesta quinta-feira, 24, o MEC apresentou o programa em Fortaleza. Segundo a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, a expectativa é de que o programa atenda, só em 2008, 4.410 alunos da rede pública estadual. A meta, segundo a secretária, é que cinqüenta escolas estejam cadastradas no Brasil Profissionalizado até 2010.

O governador em exercício, Francisco Pinheiro, destacou que, com a iniciativa, o Ceará prova que a educação é a única forma de mudar o cenário de possibilidades para os jovens. “O Governo está trabalhando muito, principalmente por meio de programas como esse, para incluir os jovens no mercado de trabalho”, afirmou.

Após a aprovação dos projetos enviados pelos estados, os recursos serão repassados via convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), explicou Roberto Lunelli, um dos coordenadores do programa, durante a apresentação do programa em Fortaleza.

 

Sophia Gebrim

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10395