Programa de Educação Profissional abre as inscrições
02/02/2009
Estão abertas até o dia 1º de março as inscrições para o Programa de Educação Profissional do Estado (PEP). O programa vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas da rede estadual, pessoas que já tenham concluído o ensino médio e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial.
Segundo o gerente do Sine, Luiz Humberto Felipe, o objetivo do governo de Minas Gerais ao firmar parceria com escolas técnicas para este programa é somar qualificação e educação, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho.
O programa, que já existe há um ano, vem com um diferencial em 2009. Antes podiam participar apenas jovens entre 18 e 22 anos, e, neste ano, não existe restrição de idade. Além disso, o número de cursos e vagas oferecidas em relação a 2008 aumentou. Ao todo, serão oferecidos mais de 74 cursos profissionalizantes em todo o Estado. Em Uberaba, haverá oito opções. No ano passado, o PEP totalizou cerca de 45 mil vagas ofertadas e este ano chegará a 89 mil.
Para 2009, na cidade, foram abertas 50 vagas para analista clínico, 80 para técnico em enfermagem, 80 para técnico em radiologia e diagnóstico por imagem, 100 para técnico em segurança do trabalho, 40 para técnico em vigilância sanitária e ambiental, 40 para técnico de estética e 50 para técnico agrícola.
De acordo com a superintendente de ensino Vânia Célia Ferreira, o PEP é uma porta de entrada para o mercado profissional, que está cada vez mais competitivo.
As inscrições tiveram início no dia 29 de janeiro e irão até 1º de março. Os interessados podem se inscrever pelo site da Secretária Estadual de Educação: www.educacao.mg.gov.br. O candidato passará por um processo seletivo a ser realizado em 15 de março nas escolas parceiras do governo estadual. Em Uberaba, as provas serão aplicadas na Unitec, Efop e no SENAC, onde os cursos serão ministrados. Os resultados serão divulgados no dia 30 de março e as aulas terão início no mês de maio.
Fonte:
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,4248