Programa de Alfabetização amplia atendimento em 2011

22/12/2011

 

O número de matriculados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) aumentou 45% em Mato Grosso em 2011. Saltou de 11,2 mil atendimentos (2010), para pouco mais de 16 mil, nos cerca de 100 municípios que o PBA tem turmas, conforme a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc).

Os resultados evidenciam todo o trabalho que está sendo executado coletivamente entre governos federal, estadual, municipal, além de entidades e movimentos sociais.

O PBA tem como objetivo a erradicação do analfabetismo no Brasil. Implantado em Mato Grosso desde o ano de 2003 o programa já alfabetizou 82,5 mil pessoas. São mais de 1,2 mil formadores trabalhando ao longo de oito meses para ajudar a mudar o cenário histórico de desigualdades no país.

Todos os professores recebem capacitações (com carga horária de 40 horas) ministradas pelos profissionais da Seduc.

O grande desafio, imposto pelo PBA para Mato Grosso, é atender a 100% dos municípios, com turmas na área urbana e rural, além de facilitar as metodologias para o atendimento. Mato Grosso possui uma Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos, uma ação conjunta dos poderes públicos e da sociedade civil em favor da garantia do direito à educação.

Por meio desse instrumento - Agenda Territorial - será feito um diagnóstico das necessidades de cada município. “É por meio dessa Agenda que vamos poder construir ações diferenciadas”, cita a superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Débora Pedrotti.

Tecendo uma breve análise histórica, a secretaria adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, cita que já ‘houve um tempo em que parecia natural que as pessoas não estudassem. “Hoje, nós já podemos celebrar algumas vitórias, mas o trabalho ainda é grande para atendimento as pessoas que foram alijadas do processo”.

Ciente da necessidade contínua de articulação para a mudança desse cenário e para promoção de uma maior participação dos municípios no combate ao analfabetismo e no processo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi assinado, em abril deste ano, um ‘Pacto Social’ entre a Seduc e a Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). O objetivo foi o de fortalecer as ações da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e da EJA.

 

Cuiabá / Várzea Grande

Da Redação

 

Fonte:

http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=380294