Programa Brasil Alfabetizado volta a funcionar em Macapá

27/02/2013

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu inscrições nesta segunda-feira, 25, para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Em Macapá, o Programa não era aprovado pelo Ministério da Educação desde 2009, em virtude da inadimplência do município, ficando sem funcionar por três anos. O Programa só foi liberado após assinatura de um termo de responsabilidade, ainda em 2012, e a entrega de documentos exigidos pelo MEC, referentes à execução do PBA no município.

O diferencial deste ano é que pela primeira vez a zona rural foi inserida no Programa. Dessa forma, a meta é atender 1.200 alunos a partir de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados, sendo 800 da área urbana e 400 da zona rural.

Financiado pelo Governo Federal, em parceria com os municípios, estados e o Distrito Federal, o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo contribuir com a superação do analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização e o Ensino Fundamental de jovens, adultos e idosos.

Interessados em participar como alfabetizando (aluno) do PBA podem procurar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental para efetuarem matrícula. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 8 de abril. O curso tem duração de 8 meses, com carga-horária diária de 2h30min, de segunda as sextas-feiras.

A chamada pública para contratação de bolsistas voluntários alfabetizadores e coordenadores para atuarem no PBA já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Macapá: www.macapa.ap.gov.br

 

Cronograma

 

Publicação do EDITAL: 20/02/2013;

Período de inscrição: 25 de fevereiro a 1º de março de 2013;

Análise do Curriculum Vitae: 04 a 08 de março de 2013;

Divulgação dos Selecionados: 11 de março de 2013;

Período para interposição de recursos: 12 a 14 de março de 2013

Homologação do resultado do Edital: 18 de março de 2013.

 

Fonte:

http://www.correaneto.com.br/site/noticias/38339