Programa Brasil Alfabetizado vai ofertar mais 10 mil vagas
Inscrições
estão abertas até o dia 22 de maio nas CREs da SEE-AL
14/04/2014
Considerando a necessidade de ampliar o acesso à educação e universalizar a alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) vai iniciar a sua 8ª etapa – com uma adesão de 100% em Alagoas pela segunda vez consecutiva. São 10 mil vagas abertas para qualquer pessoa analfabeta a partir de 15 anos de idade.
Os interessados em se alfabetizar, devem procurar as Coordenadorias Regionais da Educação (CRE) para realizar a inscrição até o dia 22 de maio. De acordo com a coordenadora local do PBA, Adeilma Fonseca, a demanda maior está sendo na 8ª e 11ª CRE.
Em Alagoas, o PBA alfabetizou, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 13 mil alunos e 9 mil foram egressos no ensino regular. A sétima etapa do PBA será concluída em maio deste ano. Somente na 6ª etapa, cerca de 3 mil alunos entraram no ensino regular com a possibilidade de concluir os estudos efetivamente.
A secretária da pasta, Josicleide Moura, destaca que, embora o foco do Programa seja alfabetizar, a SEE tem feito esforços para inserir os alunos nas escolas da rede estadual.
O Ministério da Educação também inclui na resolução do PBA “o objetivo de contribuir para a progressiva continuidade dos estudos”.
“Aqui em Alagoas o PBA vem ganhando força a cada etapa conseguimos, por duas vezes consecutiva, a participação dos 102 municípios. Estamos fazendo o nosso dever de casa e encaminhando esses alunos para o ensino regular e com isso queremos oferecerum futuro melhor, com mais dignidade e conhecimento”, ressaltou a Josicleide.
Fonte: